9 motivos para você dar mais atenção ao Twitter e inclui-lo na sua estratégia de comunicação

A rede social do passarinho azul teve seu boom de usuários quando foi lançada no Brasil. Tanto que o verbo Tuitar chegou a ser incluso no nosso dicionário. Mas com o passar dos anos a rede social foi perdendo forças e muitas marcas deram uma abandonada no Twitter.

No texto a seguir vamos reunir 9 motivos para você dar mais atenção para o Twitter e inclui-lo na sua estratégia de comunicação em 2017

  1. É instantâneo

Muito usado pelos portais de notícias como G1, por exemplo, o Twitter é uma ótima plataforma para propagação de conteúdos que precisam ser consumidos imediatamente. Promocoes relâmpago e noticias sempre funcionam muito bem nessa rede social.

Twitter G1

Note como em apenas 9 minutos, o perfil do G1 conseguiu 30 retweet’s e 146 like’s. Bom, isso é o que nós podemos ver, com toda certeza o número de acessos ao link foi enorme.

2. Compartilhamento de conteúdo

Assim como o Facebook, o Twitter é uma rede social que permite o uso de link’s externos. Sendo assim, para marcas que possuem blog e mantém o conteúdo atualizado, o Twitter pode ser uma ótima maneira para a divulgação. É claro que também é importante que a divulgação seja feita no Instagram, só o fato aqui é que o Instagram não permite o uso de link’s sem suas publicações. Se você for compartilhar um conteúdo relacionado à academia, você poderá usar a hash tag #Fit, por exemplo. Assim você se conecta também aos usuários que não seguem o seu perfil mas que possuem interesse no assunto.

3. Moments

Recentemente o Twitter permitiu que qualquer usuário da rede criasse um Moment. Essa pode ser mais uma oportunidade para gerar engajamento com seu público. Sua marca tem uma história para contar? Faça isso através de um Moment.

Twitter Moments

 

4. É muito simples

A plataforma facilita o contato de clientes com as marcas e vice versa. É muito mais fácil que um cliente leia um tweet seu trazendo uma única mensagem, do que abrir uma de suas newsletter’s com um compilado de conteúdos. No twitter, o sua mensagem aparece como qualquer outra, sendo assim, ela se mistura com diversos outros tweet’s dos amigos dos seus clientes, então é importante também lembrar de usar uma linguagem um pouco mais jovem nessa rede social.

 

5. Relacionamento

Diferente do Facebook, no Twitter a marca também pode iniciar a conversa. Apenas encontre seus potenciais clientes e se for conviniente, responda à algum dos seus tweet’s. A partir do momento em que um usuário começa a seguir o perfil da sua marca, é como se ele apertasse um botão que diz “quero ver tudo o que vocês postam”, a partir desse momento também é possível enviar mensagens diretas (DM’s), estreitando ainda mais o relacionamento.

O Twitter também pode ser uma ótima ferramenta para interagir com influenciadores do seu nicho, apenas use o @ para direcionar a mensagem ao usuário e espere que ele responda.

6. SAC

Não é difícil abrir sua timeline e ver um de seus amigos entrando em contato com alguma marca pelo Twitter. Isso acontece porque ninguém mais quer ter todo o trabalho de pegar o telefone e ligar para um serviço de call center, é incomparavelmente mais fácil digitar sua mensagem em 140 caracteres. Marcas mais antenadas conseguem responder seus clientes mesmo que os mesmos não as tenham mencionado de forma correta. Quer saber o que seus clientes estão pensando sobre a sua marca? Faça uma pesquisa no Twitter e escolha o filtro “Últimas”.

7. Humanizar a marca

Por ser uma rede social mais jovem e por muitas vezes menos formal, a rede social promove a conversa como se os participantes fossem amigos. Também há um forte apelo pelo humor, no Twitter as marcas podem ser realmente mais humanas criando laços mais íntimos com seus clientes.

8. Monitoramento

O meme “Xinga muito no Twitter” não é à toa. A maioria dos usuários da rede escreve maior parte das coisas que pensam, essa é uma ótima oportunidade para você conhecer mais sobre seus clientes. Tirando a parte boa, isso consequentemente torna a rede um emaranhado de reclamações. Podem ser reclamações do dia a dia do usuário, mas também podem ser relacionadas à algum produto. A questão é, se esse produto for da sua marca, você deve estar atento e responder o quanto antes ao seu cliente. Lembre-se de que se você não responder, alguém vai fazer isso por você, e se for algum concorrente, você pode contar um cliente a menos.

9. Os cards do Twitter

Os cards foram uma revolução para quem anuncia no Twitter. Eles podem trazer muito mais informações do que um tweet normal de 140 caracteres. Os cards trazem informações extras sobre determinado conteúdo e são exibidos de forma nativa dentro da plataforma. Eles fazem ainda mais sentido quando o usuário é impactado pelo celular, sendo que ele não precisa nem sair do app do Twitter para saber do que se trata aquela conteúdo, vídeos, download de apps entre outros links são incorporados diretamente dentro dos cards.

Twitter Cards

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.