10 qualidades de designers bem sucedidos.

Diligência.

Se você é um designer freelancer, você precisa ser diligente. Afinal, você está trabalhando duro não só para projetar grandes peças, mas para encontrar novos clientes, faturar com os clientes atuais, acompanhar clientes antigos, seu mercado de negócios e muito mais. Se você não é diligente, é muito difícil que alcance grandes conquistas.

Paciência.

Ser bem sucedido como designer freelancer é também sobre ser muito paciente. Não importa se você tem 2 ou 10 clientes, sempre um deles irá chama-lo no fim de semana, também existem situações em que é difícil encontrar novos clientes e quando a assinatura dos softwares que você precisa para trabalhar aumentam do nada. Todas essas situações exigem que o designer seja praticamente um profissional também em meditação, paciência é uma chave para o sucesso.

Trabalho duro.

Se você pensa que ser freelancer é ficar em casa e só trabalhar quando quiser, está enganado. Na verdade, é preciso admitir que ser freelancer é tão empenhoro quanto um emprego fixo. A única diferença é que você tem liberdade para escolher quando e onde trabalhar, mas essa liberdade pode ser sua inimiga, às vezes. É preciso saber se organizar e ter disciplina.

Organização.

Se você mantém sua “papelada” no computador ou em uma gaveta, é importante ter tudo organizado. Não existe nada pior do que perder o contato de um cliente ou esquecer aonde você salvou o arquivo evitável de algum trabalho que precisa ajustar.

Disciplina.

Quando voce é freelancer, independente da área de atuação, você normalmente não tem ninguém dizendo o que você precisa fazer ou quando precisa fazer. Ninguém vai mante-lo no seu fluxo de trabalho, é preciso que você faça isso. Ser um freelancer bem disciplinado com também é uma chave para alcançar o seu sucesso.

Você também pode se interessar por:

Amigável.

Como freelancer, voce é uma marca ambulante. Você é a cara da sua empresa, você é sua empresa inteira. Se você não for muito simpático, é bom que comece a trabalhar nisso para passar uma imagem mais amigável aos seus clientes em potencial. Você não precisa ser sorridente o tempo todo, mas pelo menos seja educado e faça com que seja agradável dialogar com você.

Visionário.

Os designers freelancers bem sucedidos são empenhados, estão sempre trabalhando em seus planos de negocio, prestam atenção nos números e estão sempre olhando para o futuro a fim de melhora-lo.

Rigidez.

Se você não for cuidadoso, é muito fácil que seu seus projetos deem errado num piscar de olhos. Alguns clientes podem tentar fazer com que seus projetos funcione totalmente ao modo deles, sendo que talvez eles não sejam as pessoas mais experientes para realizar tais tarefas. Seja rigoroso com o que foi acordado, afinal, você sabe o que é melhor para os seus clientes. Não deixe que as pessoas tomem conta do seu trabalho.

Flexível.

Existe o momento certo para tudo, às vezes é preciso que você seja compreensível e até flexível. Se o seu cliente tem uma solicitação de alteração, não seja desagradável, à medida do possível, a faça. Mas lembre de sempre combinar um numero de alterações no contrato de prestação de serviços a fim de manter uma relação de trabalho que não explore ninguém.

Econômico.

Por ultimo, mas não menos importante, é muito importante que você seja econômico e desenvolva o hábito de poupar uma parte dos seus ganhos, afinal a maioria dos freelancers ainda não está fazendo milhões de reais por ano.

Mesmo que voce esteja passando por uma fase extremamente boa agora, tenha cuidado com seu dinheiro. Você não tem como prever o futuro, e isso não tem a ver só com seus clientes, mas também com fatores externos como a economia do país em geral.

 

Consegue aproveitar essas dicas e incorpora-las na sua caminhada ao sucesso? Tem mais alguma que não foi citada? Conta pra gente nos comentários! 😀 E não esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos legais assim.

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.