11 ações práticas para você garantir seus próximos JOB’s

Geralmente, os freelancers atuam sozinhos, isso faz com que estejam ocupados em tempo integral com seus JOB’s. Sendo assim, arrumar tempo para promover seus serviços é sempre um problema.

Mas o pior de tudo é que quando trabalhamos com JOB’s pontuais, uma hora estamos atolados de trabalho e sem tempo para fazer qualquer propaganda de nosso trabalho e outrora com nenhum trabalho e todo o tempo pra promove-los. Parece uma equação ok, né? Mas claro que não funciona tão bem na prática como na teoria. Se você passar uma semana sem promover seu trabalho nas mídias sociais pode parecer que está tudo bem, mas se você passar uma semana sem conseguir nenhum JOB pode ser algo horrível.

Sabendo dessa dificuldade, reunimos uma série de ações que são capazes de serem encaixadas entre um JOB e outro. Agora não tem desculpa pro seu trabalho ficar off.

Dica: coloque essas ações em prática mas lembre-se de medir a efetividade de cada uma para o seu negocio, não existe receita de bolo para isso, existem testes.

1. Direcione os links das suas redes sociais para o seu site/portfólio (e o do seu portfólio para alguma rede social)

Às vezes, seus amigos podem não saber exatamente do que se trata seu trabalho. Colocar um link na sua bio do Instagram, por exemplo, pode ajudar bastante nisso. Você pode colocar algo do tipo “conheça meus últimos trabalhos nesse link aqui em baixo” na sua bio e o link em seguida.

Também é importante colocar algum link que possibilite que o cliente veja alguma rede social pessoal sua. Como um cliente que escolhe trabalhar com um profissional freelancer, certamente ele espera muito mais atenção do que quando trabalha com uma empresa. Isso tudo facilita que ele conheça, além das suas habilidades, também seu perfil.

2. Deixe um comentário em um blog com bastante alcance.

Antes de tentar fazer qualquer comentário desesperado só para dar o “ok” na sua checklist, preste atenção no local aonde você irá comentar e o quê irá comentar. Não pense que “ótimo artigo” irá fazer com que alguém se interesse, bots fazem isso, seja humano, seja pessoal.

Faça do jeito certo:

  • Encontre um blog ou um influenciador do seu segmento;
  • Baixe um desses apps de RSS e configure notificações para que você seja notificado a cada postagem desse blogger/influencer;
  • Assim que um novo post for ao ar, leia-o com atenção a fim de comentar algo realmente importante;
  • É muito simples, seja o primeiro a comentar. Sendo assim, todas as visitas posteriores irão perceber o seu comentário ali, se ele for bom, as pessoas irão interagir com ele.

3. Envie um “e-mail lembrete” com os serviços dos quais você oferece.

Seja discreto, como quem não quer nada, envie o lembre para todos os e-mails da sua lista que são responsáveis pela contratação dos seus serviços nas empresas aonde trabalham.

Relembre-os como seus serviços podem ajudar os negócios deles a crescer.

4. Responda a dúvida de alguém em um grupo do Facebook.

Os grupos do Facebook podem ser uma mina de ouro para que você encontre clientes, mas é preciso saber usar com cautela e não parecer desesperado pelo JOB. O cliente precisa sentir que você quer ajuda-lo, não que precisa do JOB (na verdade, isso deveria ser tão natural a ponto de não precisar ser mencionado, mas por ora, sinto a necessidade.)

Para começar, certifique-se de que possíveis clientes estão no grupo. Você vende cursos de fotografia? Participe de grupos de fotógrafos iniciantes. Caso não encontrar nenhum grupo do seu segmento no Facebook, monte seu grupo e convide pessoas. Com certeza não é só você que sente aquela necessidade, logo pessoas irão convidar pessoas e o grupo irá se tornar algo grande.

Com tudo feito, escolha uma pergunta da qual você está realmente capacitado para dar uma ótima resposta. Pronto!

5. Participe de um evento de Networking

Um das vantagens de ser freelancer, é que não importa o horário do evento, você consegue facilmente reorganizar sua agenda para participar de qualquer coisa que tenha interesse.

Então busque por eventos na sua cidade que seja relevante para o seu segmento ou o segmento do qual você busca atender. Só preste atenção para não jogar tempo fora, se o evento for de uma empresa, talvez ele seja uma estratégia de vendas para o mesmo segmento do qual você atua. Você até pode tentar conversar com alguém lá dentro, mas geralmente as empresas enchem o evento de vendedores, o que torna a coisa bastante desagradável.

6. Converse com seus amigos sobre seus últimos trabalhos.

Ok, eu sei que chega uma hora do dia que você está exausto e tudo o que quer fazer é assistir algo bem inútil e jogar conversa fora. Mas aqui pode estar a diferença entre alguém bem-sucedido e alguém mal-sucedido.

Quando um amigo ou familiar perguntar para você como foi no trabalho, uma vez ou outra, troque o “foi legal” por algo que realmente descreva o que você fez naquele dia e como isso pode ajudar alguém. Como já comentado no outro post, às vezes seus amigos e familiares podem não te recomendar simplesmente por não saberem o que você faz.

7. Pergunte par algum cliente antigo se ele pode recomendar seu trabalho.

Pode parecer um pouco chato chegar até um antigo cliente e pedir que ele indique seu trabalho para alguém. Mas pense nisso levando em conta que é muito mais fácil conseguir algum JOB uma vez que você é indicado. Quando alguém indica o seu trabalho, essa pessoa não está apenas comunicando que conhece alguém que oferece uma solução, elas está passando toda a confiança necessária para a contratação, isso é importante.

Faça uma lista dos clientes dos quais você teve as melhores experiências e peça a eles que o recomendem para alguém. Como sempre, não pareça desesperado, apenas diga que você terá um tempo livre daqui algum tempo e gostaria de fazer algo e ajudar o negocio de alguém.

8. Monte seu blog.

Escrever um post de blog não é algo fácil ou sequer rápido, mas pode ser algo bastante efetivo. Em primeiro lugar, pense em quais são as dúvidas pelas quais seu público alvo busca respostas na internet.

Você consegue criar um conteúdo atrativo sobre essa questão? Consegue elaborar um material que mostre a ele como resolver? É claro que você consegue. Apenas preste atenção no tempo que você leva para montar um post e blog, se você não tiver prática, isso pode acabar levando muito mais tempo do que você imagina.

9. Responda alguma pergunta em um fórum.

Vamos levar como exemplo o Yahoo Respostas, é claro que se você conhecer algum fórum segmentado para área da qual você deseja atender, melhor ainda, mas vamos lá.

Eu não sei exatamente como você pode se cadastrar para responder perguntas no Yahoo, mas não deve ser um bicho de sete cabeças, enfim. Quando concluir seu cadastro, busque por palavras-chave que são relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, busque por “design” e, como no Facebook, responda a questão que você estiver melhor preparado.

Você também pode se interessar por:

10. Use o Twitter como uma ferramenta para divulgar seu trabalho.

Apesar de ter uma resistência mais duradoura, o Twitter também passou a fazer uso de algoritmos para regular o que os usuários vêem em suas respectivas linhas do tempo. Eu achava o Twitter incrível pela sua capacidade de ser “real time” mas agora, você ve primeiro que é “importante”.

Contudo, o que você tweeta na rede pode atingir somente uma parcela dos seus segadores. Então se você escreveu um novo post ou está divulgando um trabalho que postou no seu Behance, faça várias variações de um tweet com esse link, isso irá garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de ver a sua mensagem.

11. Faça uma promoção relâmpago.

As pessoas adoram descontos e a urgência de promoções relâmpago realmente as influencia a comprar. É claro que se você fizer promoções relâmpago sobre o mesmo serviço todo dia, seus clientes irão passar a odiar você.

Então, seja cauteloso. Lembre-se: você não está desesperado.

Conclusão:

As dicas compartilhadas nesse post nos mostram que dedicar um pouquinho de tempo diário pode ser o suficiente para manter uma boa divulgação dos seus JOBs e através disso, conseguir novos e manter sua agenda sempre bem preenchida.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos sempre!

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.