4 dicas para entrar e se manter em um ritmo de trabalho eficaz

Dar inicio aos trabalhos pode ser a parte mais difícil de todas. Afinal, você quando você ainda não está no ritmo, qualquer outra coisa parece mais interessante e então você pensa “só vou dar mais uma olhadinha no feed do YouTube e daí eu já começo”. Mas por outro lado, todos sabemos o quanto é bom quando conseguimos atingir um ritmo de trabalho e manter um fluxo continuo.

O fato aqui é que quando se é freelancer, não há ninguém que vá te dar um xingo por ter começado meia hora mais tarde ou por estar com a cabeça muito dispersa. Então você precisa fazer isso sozinho, tomar conta de si.

Separei nesse post algumas dicas que vão te ajudar a resolver uma grande demanda de trabalho. Esse pode ser um ótimo método para começar a semana, dessa forma, você pode eliminar várias demandar e desafogar a sua rotina nos outros dias, separar um para revisão, para estudar ou se dedicar a prospecção de clientes.

Basicamente, são 4 elementos que se combinados, surtem um ótimo efeito.

1. Prepare-se para um ritmo de trabalho profundo.

É muito difícil que você consiga manter um ritmo profundo se ficar verificando e-mails e rolando o feed das redes sociais a cada vez que seu celular ascender a tela. Quando seu cérebro está ativo no multitarefas, ela é impossibilitado de se dedicar ao trabalho da forma ao qual ele realmente necessita para resolver várias coisas num só dia.

Se você vai programar um site, por exemplo, esqueça todo o resto. Experimente ter só aquilo em mente. Dessa forma, você conseguirá fazer com que seu cérebro entre em um fluxo de trabalho e os problemas referentes aquele assunto serão resolvidos de maneira muito mais fácil.

2. Evite distrações.

Quando você colocar a primeira dica em prática, perceberá que funciona muito bem e que você conseguirá diminuir bastante o tempo que leva para realizar tal tarefa. O fato é que, mesmo quando conseguimos entrar nesse fluxo de trabalho continuo, quando algo nos distrai, como uma ligação telefônica da sua operadora te oferecendo uma promoção, faz com que seu cérebro saia totalmente do ritmo, então é preciso ter todo aquele trabalho para que as coisas voltem ao normal.

A dica é: organize seu dia para que pelo menos uma hora dele seja totalmente livre de distrações. Coloque seu telefone no modo avião e longe do seu alcance caso seja necessário, tire o som do telefone e evite usar equipamentos barulhentos, como máquinas de lavar.

Você também pode se interessar por:

3. Ouvir a mesma musica no repeat.

Essa é uma dica de ninguém menos do que Steven Kotler. Por mais que possa parecer estranho concentrar-se e ouvir música ao mesmo tempo, por conta das repetições, nosso cérebro começa a ignorar aquilo, deixando de dar atenção. Mas o beneficio disso é que a música se torna uma aliada porque isola todos os outros ruídos externos que poderiam vir a atrapalhar.

Só tome cuidado, não escolha uma música que você gosta muito, porque dessa forma, é muito fácil que você enjoe da música.

4. Trabalhe por muito tempo para entrar no fluxo.

No meu caso, eu demoro em torno de 40 minuto para conseguir entrar no ritmo de trabalho adequado. Até que eu atinja esse fluxo, acabo criando algumas coisas sem muito valor que, quase sempre, necessitam ser refeitas. Os primeiros esforços são sempre os mais difíceis, é fato. Mas são necessários.

Perceba quanto tempo você leva para entrar no ritmo e considere começar a trabalhar mais cedo nos dias em que você precisa resolver grandes demandas a fim de compensar o tempo gasto para entrar no ritmo.

Conclusão:

Aplicando isso a sua rotina, você conseguirá economizar algumas horas da sua semana, fazer um trabalho melhor e, se quiser, começar outros projetos com as horas que sobraram. É claro que você não deve ler tudo e aplicar de forma engessada, todos nós somos diferentes, mas use essas dicas e molde-as conforme a sua realidade.

Assine nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.