6 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Às vezes pode ser um pouco chato depender de um designer para fazer “aquele post simples” ou você também pode ser um profissional independente, pode estar começando um blog e no momento não tem capital para estruturar uma equipe.

Nesse post vamos mostrar alguns apps que podem ajudar você a montar suas próprias artes de forma independente a designers ou softwares da Adobe que não são lá tão fáceis de utilizar se você não fez um cursinho ou assistiu a uma série de vídeos no YouTube. (Mas se quiser aprender, o canal do Rennato Alves tem tutoriais incríveis de Photoshop e Illustrator)

Alguns apps rodam direto no navegar (desktop) e outros precisam ser instalados no  celular ou no computador para serem utilizadas.  A maioria deles é gratuita, uma delas inclusive já deve estar instalada no seu computador. 😀

Vamos a lista de apps que irá ajudar você a produzir conteúdo visual para suas redes sociais.

1. Canva (desktop e iPhone)

Esse deve ser o app mais popular dentro dessa categoria. O Canva permite criar diversos formatos de conteúdo. Como fotos com citações, infográficos, colagens e posts para mídias sociais. A ferramenta oferece padrões pré configurados para você montar suas artes para Instagram, Facebook dentre outras redes sociais. Também há uma coleção de imagens, cores e fontes para ajudá-lo com as suas obras de arte.

Para começar: abra o Canva, clique em social media em “Create a Design”.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Agora é só montar a sua arte como você quiser, a plataforma é muito intuitiva, basta clicar e puxar o que você quer inserir na sua arte.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Clique em “Download” para exportar sua arte para seu computador e usa-la aonde desejar.

Acesse a versão on-lineBaixe Canva para iPhone

2. Adobe Spark (desktop e iPhone)

Usando Adobe Spark, você pode adicionar texto às imagens para criar conteúdo visual para suas redes, como fotos citações em cima de imagens até mesmo vídeos.

O Spark também oferece padrões pré definidos para Instagram e Facebook. O App também permite que você procure imagens livres de direitos sem precisar abrir varias guias, tudo funciona ali dentro. Além de tudo, existe uma coleção de fonte da Adobe disponível para você usar em suas criações.

Para começar, abra o Adobe Spark e clique em “Get started now”

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Escolha qual tipo de conteúdo você quer produzir, nesse caso vamos escolher a opção “post”.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Agora é só montar seu post como você deseja 😀

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Acesse a versão on-line /  Baixe a versão para iPhone

Você também pode se interessar por:

3. Power Point (desktop)

Embora o Power Point não tenha sido designado para essa finalidade, há como montar artes simples dentro do dele. Você pode até mesmo fazer um .ppt com vários posts e depois exporta-los todos de uma vez só.

Nesse tutorial vamos aprender também a como usar o Microsoft PowerPoint para produzir conteúdo visual para redes sociais.

Vamos lá.  Abra o PowerPoint e escolha a opção “Apresentação em Branco”

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Como o PowerPoint não foi projetado para essa função, ele não oferece de cara uma opção para trabalharmos com pixels, apenas com a unidade medida em centímetros.

Então vamos usar o site converter-unidades.info para converter a quantidade de pixels que iremos utilizar em centímetros para dentro do PowerPoint (é mais simples do que parece). Vamos fazer um post quadrado de 1080×1080 para ser usado no Instagram.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

A conversão resultou em 28,575 cm. Com esse número em mãos, vamos voltar para o PowerPoint. Na guia “Design” clique em “Configurações de página”:

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Em “Tamanho” abra o menu e selecione a opção “Personalizar” e troque a altura e a largura por 28 cm. Em seguida clique em “OK”.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Repare que depois de apertar em “OK” o seu “Slide” já ficou quadrado.
Na guia “Inserir” clique em “Imagem”, uma janela irá se abrir para você selecionar o arquivo desejado. Escolha a imagem e clique em “Inserir”.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociaisAgora é só escrever algo (caso queira) por cima da imagem escolhida e fazer seus ajustes. Na imagem abaixo usamos a fonte Open Sans que está disponível para download gratuito nesse link.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociaisVocê pode fazer quantos posts quiser, duplique o slide mestre para aproveitar as configurações de tamanho.

Agora é a hora de fazer com que seu post saia de dentro do PowerPoint para que você possa usa-lo aonde desejar. Na guia de menus padrão, (PowerPoint, arquivo, editar….) clique em “Arquivo” e dentro desse menu, encontre a opção “Exportar”. Escolha aonde você quer salvar o arquivo, dê um nome  e então configure para que o formato de saída seja “PNG” e as dimensões sejam 1080×1080. Então clique em exportar.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociaisAgora é só fazer o upload da imagem aonde você quiser. 😀

Assine nossa newsletter
4. OVER (iPhone)

O aplicativo é tão simples e intuitivo quanto o Canva. Com a interface muito limpa, ele funciona de forma fluida e torna o trabalho mais fácil. O ponto ruim aqui é que ele funciona somente em iPhone/iPad.

7 apps alternativos para criar conteúdo visual para suas redes sociais

Baixe a versão para iPhoneBaixe a versão para Android

5. Legend (iPhone)

O Legend foi projetado especialmente para que usuários pudessem animar seus textos com facilidade, inserindo fotos vídeos e tudo mais. Com ele, você pode salvar o conteúdo em vídeo e até mesmo GIF’s. Novamente, o ponto ruim é que só funciona na plataforma iOS. Veja o vídeo do Legend em ação:

Baixe a versão para iPhone 

6. Word Swag (iPhone e Android)

O app oferece uma série de tipografias, backgrounds e outras opções para você personalizar suas montagens. Uma coisa legal desse app é a possibilidade de baixar imagens direto do Pixabay. Veja o tutorial da Carolyn ensinando a usar o app:

Baixe a versão para iPhoneBaixe a versão para Android

Gostou dos apps? Conhece mais algum que acha interessantes incluir na lista?
Junte-se à nós nos comentários. 😀

Assine nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.