7 erros comuns entre jovens empreendedores

A falta de experiência e expertise misturada com o grande entusiasmo para alcançar os objetivos de forma rápida, às vezes, pode levar a resultados excelentes. No entanto, na maioria dos casos, essa é uma mistura que resulta em alguns erros comuns, mas que podem custar caro.

Os primeiros empresários são exemplos reais de tal resultado: uma vasta quantia de erros, baixa motivação e resultados não satisfatórios. Começar um negocio quando você ainda é jovem é desafiador e emocionante à mesma medida.

A má noticia é que os erros são inevitáveis.
A boa noticia é que você pode se planejar para evitar alguns deles.

Nesse post, vamos listar sete erros que empreendedores de primeira viagem costumam cometer.

1. Tentar agradar a todos.

A verdade é que, quase sempre, haverão pessoas que não gostam do seu trabalho, seja ele um produto ou um serviço. Tentar agradar a todos é uma perda de tempo muito grande, ninguém consegue. Além disso,o ao tentar satisfazer os caprichos de uns, você pode acabar perdendo outros clientes que podem não concordar com algumas atitudes.

Com toda a conexão que temos hoje, os feedbacks acontecem praticamente em tempo real, sendo assim, é muito fácil querer mudar algo a cada reclamação de algum usuário. Mas o correto é agir de forma cautelosa, sempre seguindo o plano estratégico do seu negocio. Espere algum tempo, receba opiniões de uma quantia de pessoas que você considera o suficiente e só depois disso faça alguma mudança.

2. Esperar pelo momento perfeito.

É uma crença muito popular. Acreditamos que no futuro, haverá um momento perfeito para começar. E na verdade, esse momento nunca chega. O momento perfeito para lançar seu negocio é o presente. Ao aguardar, você perde uma série de oportunidades que poderiam vir a ocorrer durante esse tempo de atividade. Quanto mais cedo você dar inicio às atividades, mais cedo você se beneficiará com os resultados do seu trabalho.

3. Impaciência.

Tudo o que vale a pena irá tomar alguns anos da sua vida. Sendo assim, fica claro que um negocio bem sucedido não acontece do dia para a noite, nem de uma semana para outra. Reconheça desde o começo que seu projeto é um investimento de longo prazo, que leva muito tempo para alcançar o sucesso e que além de tempo, é preciso colocar todo seu esforço e talento para que os resultados sejam bons.

Aprenda a ter paciência, perceba que as coisas só irão funcionar e surtir resultados da forma que você espera depois de muito tempo de trabalho. A paciência é uma virtude que ajuda mentes poderosas a construir grandes impérios.

4. Falar muito e fazer pouco (ou nada).

Ficar comentando com seus amigos e familiares sobre como sua ideia é inovadora e de que forma ela vai mudar o mundo não irá levar você a qualquer lugar. Normalmente, a única conclusão que você consegue conversando com pessoas do seu circulo é que você não tem dinheiro ou tempo para realizar tal ideia.

Não importa o quão valiosa é a sua ideia, ela ainda não é um negocio. Ela só passa a ser um negocio quando você a desenvolve de maneira a colocar em prática. Não faz sentido você contar sua ideia para todo mundo se você não tem algo concreto para entregar. Sendo assim, tente adotar uma atitude da qual você faz mais e fala menos, pelo menos enquanto sua ideia ainda não for um negocio.

Você também pode se interessar por:

5. Tentar fazer tudo sozinho.

Ninguém consegue fazer algo grandioso sozinho. É por isso que todos precisamos de parceiros, ou até mesmo de equipes, conforme o tamanho do seu negocio. Duas cabeças são melhores que uma, três são melhores que duas e, você sabe, quanto mais, melhor.

Então pare de tentar salvar o mundo sozinho e conseguir apenas desgraçar sua cabeça. Se você não possui capital para bancar uma equipe, chame alguém para dividir o projeto com você. E não pense que será ruim dividir os lucros posteriormente, afinal, sozinho você não conseguiu render um real.

6. Falta de foco.

Em vez de tentar fazer tudo, em todos os lugares e a todas as horas, você deve preferir destinar suas forças as coisas que realmente importam para o seu negocio. Em vez de pensar em bilhões de ideias que podem mudar o mundo todos os dias, foque em uma ideia só, ela não precisa mudar o mundo, ela só precisa ser útil para alguém.

Aprender a dizer não para as coisas que não ajudam o seu negocio a alcançar suas metas é algo extremamente necessário. Evite distrações e concentre-se no que mais importa.

7. Contratam seus melhores amigos.

Contratar pessoas para sua equipe é uma parte MUITO difícil. Tomar essas decisões baseando-se nas suas amizades está longe de ser uma estratégia de sucesso. Vice precisa contratar uma pessoa que possui um conjunto de habilidades que ajudarão seu negocio a alcançar o sucesso de uma forma acelerada.

Dentro de uma equipe, é necessário que as pessoas consigam resistir as criticas, sejam elas leves ou extremamente pesadas. A rotina do trabalho pode acabar com a sua amizade. É mais vantajoso para o seu negocio que amizades sejam construídas a partir de times do que equipes sejam construídas a partir de amizades.

Assine nossa newsletter

Conclusão:

Os erros listados são comuns na maioria dos casos. Contudo, podemos perceber que são erros bobos, facilmente contornáveis e que não são motivo para o fracasso.

Tendo em mente tudo o que foi listado, você irá conseguir tomar decisões melhores e acelerar o crescimento da sua ideia até que ela se torne um grande negocio rentável.

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.