7 passos para você dominar o Google+ como as grandes marcas (com exemplos reais)

O Google Plus é uma plataforma muito interessante, pois ela reune praticamente um pedacinho de cada serviço social do Google em um só lugar, como Gmail, Youtube, Hangouts e até o Maps. Sendo assim, é possível trabalhar de forma conjunta, realizando ações que unem os demais “apps”.

As vantagens de usar o Google+

Uma das principais vantagens de usar essa rede social é a possibilidade de melhorar o seu posicionamento no ranking do Google. Não é novidade, o Google prioriza as marcas que estão presentes em suas demais plataformas na hora de exibir os resultados em uma busca orgânica. Se a sua marca precisa melhorar ou manter uma boa posição no Google, invista em estratégias de SEO e inclua o Google + e outros serviços do Google dentro dessa estratégia.

Os conteúdos compartilhados dentro do Google+ são adicionados ao buscador do Google de forma mais rápida do que os demais conteúdos de outros sites compartilhados em outros lugares. Por isso, sempre que sua empresa atualiza algum conteúdo dentro do site, é importante que aquela URL seja compartilhada no Google + para que seja mais fácil encontra-la na pesquisa do Google.

Se você possui um comercio local, um escritório ou qualquer tipo de sala aonde sua empresa pode ser encontrada, é importante cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio e inserir informações como endereço, telefone e horários de funcionamento para que seus clientes tenham todas as informações que precisem quando a necessidade de entrar em contato surgir. Quanto mais completo seu perfil nas plataformas, mais chances de sua empresa aparecer nas buscas orgânicas. Lembre-se de que tudo dentro do Google + trabalha de forma integrada, então é importante dar atenção para todas elas, pelo menos na hora de preencher o perfil de forma digna.

Como as grandes marcas estão usando o Google+ e como você pode aplicar isso na sua empresa.
1. Tenha visibilidade como a Pepsi.
Não importa qual seja a rede social, construir uma imagem e um público fiel não é fácil, mas o primeiro passo é sempre confeccionar conteúdo para aquela mídia para que quem procure pela sua marca consiga encontra-la e então dar de cara com o conteúdo que lhe espera. Além disso, inserindo sua marca no Google+, a página pode também ser encontrada direto pela pesquisa do Google, facilitando a conexão entre o cliente e a página. Visite a página da Pepsi no Google+.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+

2. Publique videos como a Toyota.
Não só no Google +, mas em todas as redes sociais, os vídeos são uma tendência muito forte e que só ganha forças com o passar do tempo. Então na hora de montar seu plano de comunicação, não esqueça de colocar videos e adicionar o Google + em seus meios de divulgação. Visite a página da Toyota no Google+.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+Leia também:

3. Participe das comunidades.
Dentro da plataforma existem comunidades aonde pessoas se aproximam de acordo com sua afinidade com o tema, marca ou qualquer outro assunto que seja do interesse de diversas pessoas. A ZAGAT monta suas próprias comunidades e faz proveito disso, uma vez que consegue propagar mensagens de forma totalmente orgânica e atingindo o público de forma certeira. Visite a página da ZAGAT no Google+ ou a comunidade da ZAGAT no Google+.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+4. Nao esqueça que ele existe.
A Angry Birds, apesar de atingir um público mais jovem que pode não estar tão concentrado no Google+, não deixa a rede de lado, e por isso continua a conquistar fãs e alcance diariamente. Tão importante quando elaborar uma estratégia de disseminação de conteúdo, é realmente coloca-la em prática. Não esqueça de compartilhar seus conteúdos no Google+. Visite a página da Angry Birds no Google+.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+

 

Assine nossa newsletter5. Use hashtags.
As hashtags funcionam muito bem dentro do Google+, praticamente da mesma forma como no Instagram, ao clicar em uma hashtag, você navega por ela e uma lista que engloba todos os conteúdos em que ela está presente é mostrada.  A Sony faz uso das hashtags para organizar seus conteúdos, de certa forma, é possível até montar playlists de uma forma diferente e prática. Visite a página da Sony Music no Google +.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+

6. Aproveite os hangouts.
Como exibidos no Youtube, as lives do Hangouts podem ser vistas também pela página da empresa no Google+, como já comentamos, os serviços oferecidos pelo Google oferecem uma grande interação entre si.
Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+
7. Coloque botões +1 em seus conteúdos.
Lembra da parte que comentamos sobre compartilhar seu conteúdo sempre que uma página for atualizada? Então, imagine que se várias pessoas gostarem do seu conteúdo, uma grande parte delas vai compartilhar ele nas redes sociais. Quanto mais pessoas compartilharem seu conteúdo no Google+, mais chances de acessos orgânicos ele pode ter, até porque na própria pesquisa do Google são indexados posts do Google mais dos seus círculos de amigos.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+7. GIF’s.
A rede social do Google também suporta GIF’s! Aproveitando o embalo em que os vídeos ganham espaço, os GIF’s também se beneficiam com isso, afinal eles são pequenos vídeos que não possuem som.  A Science GIFs explora muito bem esse universo postando apenas GIFs e conseguindo atingir um público absurdo dentro da rede social. Os posts tem em média 300 shares uma enorme quantidade de +1 (que são como os likes no Facebook). Visite a página da Science GIFs no Google+.

Aprenda como as grandes marcas estão usando o Google+

Pronto para fazer sua marca brilhar no Google+? Tem mais alguma dica ou gostaria de mencionar alguma marca que acompanha nessa rede social? Junte-se a nós nos comentários! 😀

Referência:
Confira as 10 marcas e mídias mais populares no Google+, segundo levantamento

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.