Aprenda a criar Chatbots para o Messenger sem programação

Os bot’s do chat do Facebook são pouco conhecidos mas já são um grande desejo para todos os que trabalham com social media. Essa novidade leva as redes sociais um passo a frente e possibilita atender de forma melhor e mais rápida a quem tem alguma dúvida simples ou até pode ajudar a realizar uma venda pelo próprio app do Messenger.

O Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas (97,6%) segundo a pesquisa da Rock Content e sendo assim fica claro que a plataforma ainda vale novos investimentos tanto de tempo para formulação de projetos quanto de verba para executa-los uma vez que sua nota para eficácia de ações de marketing é 7/10 quando a comparamos com as demais.

O que são Chatbots?

O que são chatbots?

Os chatbots são capazes de criar diálogos com seres humanos através de conversas previamente programadas, aonde uma série de respostas é combinada com uma série de perguntas e palavras soltas, sendo assim, o bot consegue dar ao usuário a  resposta que ele procura.

Dentro do Facebook, o objetivo dos bot’s é auxiliar no processo de atendimento de clientes que entram em contato pela página, possibilitando uma experiência mais rica, rápida e interativa.

Por mais que possam parecer algo novo, os bot’s não são tão revolucionários assim. Em 1995 já existiam ferramentas como o Verbot, que eram capazes de fazer conversões artificiais on-line.

Facebook messenger bots

UMA PAUSINHA AQUI: Se estiver gostando do conteúdo, assine nossa newsletter!

Por que é importante criar chatbots para sua marca?

Porque essa tecnologia é uma ótima saída para otimizar o seu atendimento e garantir que ele seja rápido ao mesmo tempo. Por meio dela, é possível acelerar a venda de produtos, fazer a reserva de mesas, descobrir endereços de locais, descobrir outros meios de contato e obter respostas sem que haja necessidade de ocupar um funcionário.

Seu bot pode oferecer respostas pontuais pré configuradas, blocos de texto e também pode indicar endereços para que a pessoa realize a busca de demais informações.

O Facebook também permite que páginas iniciem conversões com pessoas previamente cadastradas em sua lista de e-mail. Até então páginas não podem iniciar conversas, o fato de que só pessoas cadastradas em sua lista de e-mail podem receber essas mensagens é para que não haja spam dentro da rede.

Como criar seu Chatbot

Dentro da plataforma do Facebook existem documentações que ensinam a criar bot’s do zero, mas  nesse post mostraremos como montar seus bot’s a partir de outra ferramenta, o chatfuel.com, que é muito simples de usar.

Como configurar bots no messenger 5

Acesse chatfuel.com e clique em get started for free, logue com sua conta do Facebook e selecione as opções necessárias para prosseguir e aperte o botão Give Permissions.  Agora você pode selecionar uma página para usar a ferramenta ou criar uma página nova.

Após a concessão do acesso, você será levado a principal página da ferramenta, a tela de Dashboard, nela é possível explorar todas as funcionalidades da plataforma, também é oferecido um tutorial de apoio.

Como configurar bots no messenger 1

Na área de menu na esquerda, clique em Build e em seguida selecione em Welcome Message na barra central.

Como configurar bots no messenger 2

Aqui você poderá customizar a mensagem de entrada. Substitua o texto que padrão algo que represente a sua marca, tente sempre ser gentil e estimular um dialogo. Em seguida, clique no botão + Add Button para adicionar opções de clique.

Como configurar bots no messenger 3

Preencha a caixinha com o texto que deseja que apareça dentro do botão.  Observe que no menu central, logo abaixo de “Welcome Message”, surgirão os blocos recém-criados. Para esse tutorial, criamos “Rastrear” e “Orçamento”.  Clicando no primeiro bloco criado, você terá a opção de customizar agora toda a linha de atendimento que se seguirá a partir dessa escolha.

Como configurar bots no messenger 4

Para isso, clique em Add card no menu central. Ali existem as opções de galeria, texto, imagem, resposta rápida e plugin. Vamos trabalhar com a criação de botas simples e vamos focar em text cards por ora. Clique em text card, adicione o texto desejado e em seguida clique em add button para selecionar a opção que virá após a exibição do primeiro texto.Como configurar bots no messenger 5

Aqui voce pode inserir um link, uma ligação para um próximo bloco ou indicar um número para ligações telefônicas. Nesse exemplo, assim que a primeira mensagem for exibida, o cliente receberá um link clicável para conferir a respeito de seu pedido.  Logo em seguida outros dois textos serão exibidos (clique em Text card sempre que quiser adicionar novas informações para esse bloco de texto) e o cliente será convidado a enviar um e-mail para solucionar demais dúvidas.  Assim que terminar sua primeira configuração, clique no botão Test Chatbot no canto superior direito e aproveite para experimentar todas as opções de conversa.

Como configurar bots no messenger 6

Sua primeira linha de conversa está pronta!

Viu como foi fácil? O próximo passo agora é explorar bastante a feramente para extrair o máximo do que ela oferece. Caso os bot tenham um bom resultado com seu público, pense em também contratar um programador para fazer bot’s sob medida para as necessidades da sua marca.

Já teve alguma experiência com um bot? Sinta-se à vontade para nos contar nos comentários.

Referência: marketingdeconteudo.com

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.