Serviços de armazenamento em nuvem: qual o melhor em sua versão gratuita?

No post “TOP 10: os erros mais comuns entre freelancers iniciantes“, comentamos que um grande erro que os freelancers cometem quando estão iniciando suas carreiras é não realizar o backup de todos os seus trabalhos. Levando em conta que freelancers que estão iniciando suas carreiras precisam de soluções com preços baixos, montamos esse post comparando os serviços de armazenamento em nuvem em suas versões gratuitas.

Em geral, todos eles oferecem um tamanho de “disco virtual” pequeno, mas afinal, no início da carreira, os freelancers não possuem uma grande quantidade de trabalhos realizados, sendo assim, o numero de arquivos a serem guardados também deve ser reduzido.

Vamos aos serviços:

MEGA (50GB)

O MEGA é o sucessor do MegaUpload, dentre os serviços listados, ele é o que mais oferece espaço em sua versão gratuita. O MEGA não oferece muitas funcionalidades além da sincronização. Um dos pontos positivos é que os arquivos já são criptografados diretamente do seu computador, isso quer dizer que ninguém mais tem chance de acessar seus arquivos. Os pontos negativos são que apesar do grande espaço de armazenamento, o MEGA tem um limite de transferência, quando esse limite é atingindo,o usuário deve esperar 7 horas para que a sincronização seja retomada.

Acesse o MEGA.

Google Drive (15 GB)

O serviço ganhou bastante popularidade por conta dos aparelhos Android, que já vem com o aplicativo instalado nativamente e oferece espaço infinito para o backup de fotos em um formato pré configurado pelo aplicativo.

O serviço oferece 15GB de forma gratuita. Mas o que faz a plataforma se destacar, são os aplicativos que funcionam dentro do Drive, como o editor de texto, planilhas e apresentações.

A segurança garantida pelo serviço também é muito boa, usando as mesmas certificações que o Gmail, todos os seus arquivos estão muito bem protegidos.

Acesse o Drive.

OneDrive (5GB)

Nem tão popular quanto seus concorrentes, o OneDrive oferece apenas 5GB e os métodos para aumentar esse espaço de forma gratuita também não são tão conhecidos. O lado bom é que ele já vem pré instalado e funciona muito bem nas ultimas versões do Windows e Xbox

Acesse o OneDrive.

Você também pode se interessar por:

iCloud (5GB)

O serviço é famoso pelas suas funções de integração entre dispositivos Apple pela sincronização da fototeca e demais apps. Mas como ele só funciona de maneira integrada aos dispositivos Apple, pode não ser muito prático caso você seja multi plataforma. A Apple até fornece um app para sincronização com Windows, mas ele não é tão funcional quanto os demais concorrentes que disponibilizam as mesmas funções independente da plataforma.

Acesse o iCloud.

DropBox (2 GB)

Um dos pioneiros dentro do segmento, o DropBox é fácil de usar e bastante leve. O ponto negativo é que seu espaço para o plano gratuito é de apenas 2GB. Recentemente, a plataforma incluiu o DropBox Paper, uma nova funcionalidade da plataforma que promete facilitar muito os trabalhos em equipe

O ponto positivo é que para conseguir mais espaço de forma gratuita é bem fácil, basta compartilhar um link para que outros usuários também comecem a usar o DropBox e assim você ganha mais espaço. Também existem outras formas de ganhar mais espaço no DroBox de forma gratuita.

Acesse o DropBox.

Conclusão

Se você realmente busca por mais espaço de armazenamento a custo zero, faça sua conta no MEGA agora mesmo. Mas se você busca mais praticidade e novos modos de se organizar, opte pelo Google Drive, que é linkado com os demais serviços do Google e torna o acesso a eles muito mais fácil.

Se gostou das dicas, inscreva-se na nossa Newsletter!

Assine a nossa newsletter

 

 

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.