Collections: o novo formato de anúncio do Facebook

O Facebook realiza mudanças em sua plataforma de forma contínua, seja para usuários ou para anunciantes, podemos perceber mudanças quase todas as semanas.

Dessa vez, um novo formato de anúncios foi revelado. Chamado de “coleções” o novo formato trouxe novas funcionalidades, como incorporação de vídeo no próprio anúncio, juntando também imagens e elementos do formato Canvas, tudo em um só post.

Collections: o novo formato de anúncio do FacebookComo voce pode perceber com a imagem acima, o principal elemento desse novo formato de anuncio será o vídeo (se você optar, pode trocar o vídeo por uma imagem, mas podemos perceber a “sugestão padrão”) com produtos relacionados logo abaixo.

Os criadores poderão selecionar quais produtos desejam anexar no anuncio ou deixar que os robôs do Facebook façam essa escolha, isso com base no catalogo de produtos existente da empresa. O Facebook promete otimizar a visualização desses produtos tratando cada caso de forma individual.

Você também pode se interessar por:

Quando o usuário clica em alguma imagem, ele será levado para um catalogo de produtos com até 50 itens (também baseados no catalogo da empresa). Essa sessão é hospedada dentro do Facebook e funciona como um site mais simples, basicamente como um Canvas. Clicando em qualquer produto, o usuário verá uma espécie de lading page do produto. Por ora, ainda não é possível realizar as compras direto pelo app do Facebook. Descubra como fazer o catalogo de produtos no Facebook.

O novo formato de anuncio promete aproveitar todo o potencial dos vídeos dentro da plataforma do Facebook (de acordo com o Facebook, 75% dos usuários dizem que assistir vídeos sobre os produtos influencia na decisão de compra).

Esse novo formato é bastante semelhante aos anúncios que já estão há um tempinhho disponíveis no Pinterest. Confira:

Será que o Facebook copiou mais uma vez o formato de um concorrente? Bom, isso é assunto para um outro post.

Além do novo formato, o Facebook também promete uma lista de dados maior para suas análises, assim como outros formatos de anúncio já recebem.

Como dito antes, não é possível realizar compras diretamente pela tela do anúncio, mas será possível metrificar as compras que saíram daquele anuncio através do link gerado. Dessa forma o Facebook promete agir de maneira mais transparente junto aos anunciantes.

O que achou do novo formato? Já tem alguma ideia para usa-lo? Divide com a gente nos comentários!

E se gostou do conteúdo, não deixe de assinar nossa newslleter, tem conteúdo selecionado toda semana 😀

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.