Como conseguir novos JOB’s de velhos clientes.

Cada projeto que voce consegue tem um começo, meio e fim, certo? Você faz seu trabalho, o entrega, recebe seu pagamento e então passa para o próximo projeto.

Mas a pergunta aqui é: como você está investindo no sucesso dos seus clientes? Você já entrou em contato para saber se seu trabalho realmente está surtindo os efeitos desejados? Eu sei que grande parte das pessoas pode responder com um “não”.

É por isso que tantos freelancers são vistos como “serviços pontuais” ao invés de parceiros estratégicos. Se você quer conseguir mais job’s sem necessariamente aumentar sua lista de clientes, é preciso que o seu “fim” torne-se um novo meio. Vamos dividir essa jornada em 3 passos.

Passo 1: defina uma meta.

Logo no inicio do projeto, defina com seu clientes quais são as metas que ele deseja alcançar com os seus esforços.

  • Como o sucesso desse trabalho será medido?
  • O que ele espera alcançar?

Passo 2: o famoso FeedBack.

Não tenha medo ou vergonha de perguntar para seu cliente os resultados do seu trabalho. Caso você nunca tenha pedido um FeedBack antes, isso pode ser um pouco assustador, mas na verdade é muito bom, tanto para você quanto para o seu cliente, pois isso ajudará muito no seu processo de desenvolvimento.

Se o seu projeto é um pouco mais longo e só surte efeitos a médio ou longo prazo, não faz muito sentido pedir FeedBacks logo de cara, é por isso que temos mais um passo a seguir.

Passo 3: converse com seu cliente de 6 a 12 meses depois da realização do projeto.

Essa é uma maneira de marcar presença com seu cliente, dessa forma ele percebe que você realmente se importa com o negocio dele e não só com o cache do qual você cobra. Manter esse contato tem alguns objetivos como:

  • Analisar os resultados do seu próprio trabalho
  • Construção de parcerias
  • Planejar o futuro com base nas analises que você obteve

Essas dicas te deram alguma ideia sobre com quem estabelecer contato? Sempre tem aquele cliente que anda um pouco distante, mas você pode chama-lo para conversar. Caso não saiba como fazer isso, aqui vão algumas dicas.

Você também pode se interessar por:

Como contatar clientes antigos?

Você pode usar esse roteirinho para fazer um ligação ou pode envia-lo por e-mail:

EI, XXXX, tudo bem?
Eu queria verificar com você sobre (identifique o projeto). Já fazem X meses e eu adoraria agendar alguns minutos do seu tempo para analisar os resultados e planejar maneiras de melhorar ou construir algo novo para melhorar seus resultados.
Não há nenhum custo para você e nenhuma preparação necessária. Eu só quero ter certeza que seu projeto está funcionando bem e que você está obtendo o máximo benefício do trabalho que fizemos juntos. Quando seria um bom momento?”

Quando se encontrar com seu cliente, faça algumas dessas perguntas (ou todas).

  • Em uma escala de zero à dez, como esse projeto ajudou a sua empresa?
  • Caso a resposta não seja dez: o que faria ele atingir um dez?
  • Quais são os seus objetivos para o ano seguinte?
  • Quais são as maiores objeções entre você e seu objetivo?
  • Como você planeja superar essas objeções?

Use essas respostas ao seu favor. Opine sobre os planos do seu cliente e sugira novas coisas sobre como você poderia voltar a ajuda-lo. Faça isso com vários cliente e quando perceber, você terá uma série de novos JOB’s para fazer e muito dinheiro para receber.

Já testou alguma dessas dicas? Conta pra gente nos comentários! E não se esqueça de assinar a nossa Newslleter para receber sempre conteúdos selecionados!

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.