Como trabalhar em casa e não enlouquecer?

Às vezes, você fala sozinho. Às vezes, você fala mais com você mesmo do que com outras pessoas em um dia inteiro. Às vezes, você pode começar a pensar que conversar sozinho é normal.

Isso pode ser um sinal de que você está indo para uma “ilha da loucura”. Mas na verdade, isso é apenas um efeito colateral de trabalhar sozinho em casa.

A verdade é que, se você optar por trabalhar de casa, irá passar a maior parte do seu tempo tendo apenas a sua presença para te fazer companhia. A não ser que você convide outros amigos para trabalhar com você ou mude para um coworking.

Na maioria das vezes, quando alguém inicia a carreira como freelancer e passa a trabalhar de casa, o indivíduo passa uma boa parcela do seu tempo realizando planos de como trabalhar em casa e aproveitar ao máximo seu tempo. No fim, acaba trabalhando mais horas do que o necessário, em partes porque passa muito tempo planejando (e planejamento deve estar dentro da sua carga de trabalho) e também porque torna aquilo tão exaustivo que a demanda por pausas não planejadas acaba sendo maior e as pausas acabam se tornando mais duráveis. A famosa procrastinação.

Algo que pra mim, na maioria das vezes, funciona muito bem, é deixar o máximo de coisas prontas o mais cedo possível. Penso da seguinte forma: se eu trabalhasse em uma empresa, teria que acordar por volta 6:40am para conseguir me arrumar, tomar café e me locomover até lá para conseguir começar as 8:00am. Trabalhando em casa, eu posso continuar a acordar cedo e não me arrumar e nem me locomover e ganhar um bom tempo com isso. Então se eu acordar às 7:00 e rapidamente tomar café e um banho para acordar, ainda consigo começar antes das 7:30.

Das 7:30 às 12:00, consigo trabalhar 4:30h. Se conseguir um bom nível de concentração, dá pra resolver bastante coisa nesse tempo!

Dessa forma, você consegue deixar as coisas mais importantes para a parte da manhã, e a tarde você consegue fazer as menos importantes e até mesmo conversar com alguém, sair para pegar um ar ou ir ao banco. Ou fazer algo totalmente diferente, tipo ir ao cinema em uma segunda-feira a tarde.

Mas ok, isso só funciona se você não tem demais pendências além do trabalho. Se você tem filhos, pets ou compromissos como faculdade, sua agenda vai muito além do seu trabalho, além de que, ela é compartilhada.Então as ocorrências com os demais envolvidos podem afetar os seus planos.

Então, quando você planejar tudo perfeitamente para ter uma tarde de descanso e seu pet fazer com que você perca essa tarde numa fila de veterinário, tente não enlouquecer. Vou te dar algumas dicas para que você consiga manter um ritmo mais tranquilo.

Faça pausas regulares (isso é MUITO importante).

A maioria das pessoas vê os breaks como perda de tempo. Mas, na verdade, quanto mais cheia ficar sua cabeça, menos produtivo você fica.

Então, permita-se dar uma caminhada para pegar um café, ir até a calçada ou até a sacada pegar um pouco de ar fresco e perceber a luz do sol. Isso é muito benéfico porque, em primeiro lugar, você está estimulando seu fluxo sangüíneo. Em segundo, porque ao perceber a luz do sol, você consegue ficar mais “ligado” porque seu cérebro percebe que é dia. Em terceiro, você está se afastando do seu local de trabalho, isso pode ser ótimo para aquelas situações em que você está com algum tipo de bloqueio, visitar um novo cenário e perceber novas sensações pode fazer com que você volte ao trabalho com a mente fresquinha e pronta para produzir com qualidade.

Encerre seus trabalhos em um horário razoável.

Quando você trabalha em casa, só Deus sabe a hora que você vai fechar seus softwares e dizer chega! Quando você trabalha em uma empresa, é muito claro que você deve parar de trabalhar alguns minutos antes do seu horário de saída, que geralmente é às 18:00h. Salvar seu trabalho, encerrar seu expediente e tomar o caminho até em casa são coisas que facilitam bastante o seu desligamento com seu trabalho.

Mas quando trabalhamos em casa, é bem diferente. Você pode começar a trabalhar um pouco mais tarde, consequentemente isso fará com que você acabe seu serviço um pouco mais tarde. No outro dia você começa ainda mais tarde e acaba ainda mais tarde e quando percebe, seu horário de trabalho é das 14h às 02:00h.

Estabelecer um horário para encerrar suas atividades não só dá o fechamento que você precisa, mas também impōe limites no que diz respeito a qual horário um job deve estar pronto.

Uma vez que você consiga estabelecer esses limites, será muito mais fácil medir seu tempo de trabalho e acabar com a procrastinação.

Tenha um tempo para ficar OFF

Eu sei que o feed do YouTube é tentador e o catalogo do Netflix não é de Deus. Mas tente não ficar na frente do computador ou da Smart tv depois que concluir seus trabalhos. Tente fazer algo diferente, arrume algum hobby, pratique algum esporte e afins.

Dica: tente, de fato, quebrar a sua rotina com uma atividade totalmente diferente após concluir seu horário de trabalho. Por exemplo: passou o dia inteiro na frente do computador? Saia para correr, faça academia, movimente seu corpo.

Você também pode se interessar por:

Não fique de pijamas o dia inteiro.

Existe um preconceito muito grande com as pessoas que trabalham em casa. Os outros trabalhadores pensam que ficamos o dia inteiro de pijama, rolando o catalogo do Netflix, folheando revistas e fazendo o trabalho todo quanto faltam 10 minutos no prazo de entrega.

Na verdade, essa parte de trabalhar de pijama e poder fazer coisas do tipo folhear revistas é a visão romantizada da coisa (romântica, será?). Mas quem trabalha em casa, geralmente, não faz isso. Ou se faz, deve parar de fazer, porque isso acaba com a sua produtividade.

Então, depois de levantar e tomar café, coloque uma roupa um pouco menos confortável. Não estou dizendo que você deve usar camisas de reunião o dia inteiro, só estou querendo dizer que pijamas são confortáveis demais a ponto de te deixar sonolento.

Nem todo rolê é pra você.

Quando você começa a trabalhar em casa, seus amigos pensam que você tem a carga horária de 2h por dia. Então convites para ir ao shopping, almoços, praia e piscina são coisas que acontecem com uma freqüência inigualável.

Cá entre nós, sabemos que, na maioria dos casos, é possível reorganizar os jobs e tirar aquele tempo para ir almoçar com os colegas da faculdade, e como citado antes, isso faz muito bem.

O fato é que chega uma hora em que você reorganiza tanto a sua agenda que espreme todos os prazos para uma única data, mas os convites não param. Apesar de ser maravilhoso dizer sim para todos esses convites legais, haverá uma hora em que você precisará negar alguns, porque se isso não ocorrer, que será prejudicado é você.

Dica: dedique algumas horas da sua semana para esses eventos, assim você garante que no final da semana você terá feito sua carga horária da maneira correta e também garante que fez a social com os amigos.

Conclusão.

Trabalhar em casa pode ser um pouco complicado até você se acostumar, mas não é impossível. Basta que você tome conta de você e da sua rotina e então tudo caminhará com harmonia.

Curtiu o post? Não deixe de comentar! E se inscreva na nossa newsletter para receber conteúdo selecionado semanalmente.

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.