Como usar emojis de forma estratégica e entreter seu público

Você lembra da primeira vez que usou um emoji? Talvez tenha sido no MSN ou no Orkut, mas a aparência deles não era tão sofisticada como a dos atuais.

A história dos emojis

Em 1982, foi realizado o primeiro uso documentado do “emoji” por Scott Fahlman. O professor propôs que o tal símbolo fosse usado com uma forma engraçada, para quebrar o gelo e identificar piadas e afins.

Mensagem que deu origem ao Smiley (Foto- Divulgação:Carnegie Mellon University)

Mensagem que deu origem ao Smiley (Foto- Divulgação:Carnegie Mellon University)

Hoje os emojis são muito populares e até o pessoal que não sabe o significado da palavra “emoji” faz uso deles. Usamos essas carinhas para reforçar os sentidos de nossas mensagens e transmitir emoções.

Um emoji vale mais do que mil palavras.

Os emojis são capazes de amplificar qualquer mensagem que precisamos compartilhar. Você com certeza faz uso de carinhas irritadas quando quer fazer uma reclamação parecer mais grave, isso funciona.

Como usar emojis de forma estratégica e entreter seu público

Mas as carinhas felizes também funcionam muito bem e são capazes de transmitir emoções e contagiar a quem lê, assim como emojis de comida podem deixar alguém com fome. A Dominos faz uso frequente de emojis em sua conta no Twitter. Dê uma olhada:

Aqui vão algumas dicas para você começar a usar emojis como um profissional

1. Use Emojis de forma natural: o intuito de um emoji é simplesmente promover uma ideia, um sentimento que você queira expressar. Como dito, os emojis devem ser usados de forma natural, se você ficar quebrando a cabeça para usar um emoji, algo está errado. E isso pode realmente acontecer. Veja o que a Chevrolet fez ao tentar inovar com um texto enorme feito só de emojis:

 
Como usar emojis de forma estratégica e entreter seu públicoPois é, não dá pra entender nada. Mas a Chevrolet não desistiu dos Emojis e algum tempo depois lançou esse comercial de TV aonde solicitavam aos participantes que expressassem suas emoções através dos emojis. Assista:

2. Entenda o significado dos emojis e como eles podem variar com o contexto da narrativa: o site Emojipedia pode ajudar muito você. Ele explica o que cada emoji significa de forma pura e também quais mais significados ele pode ter.

Como usar emojis de forma estratégica e entreter seu público

3. Você também pode usar os emojis em situações mais profissionais: eles podem parecer algo não profissional, mas usando da forma certa, os emojis podem caber também dentro de uma conversa entre profissionais e assuntos mais formais. Cientistas afirmam que quando “lemos” os emojiis, reagimos a eles como se fossem rostos humanos.

Um estudo feito por uma universidade mostra como e-mails redigidos com emojis fazem com que os receptores gostem mais dos transmissores das mensagens. Enquanto os que enviam mensagens sem emojis não ganham tanta atenção.

UMA PAUSINHA AQUI: Se estiver gostando do conteúdo, assine nossa newsletter!

4. Use uma combinação de emojis para criar algo original: o uso criativo dos emojis chama muito a atenção do seu público nas redes sociais. Observe o tweet da Bud Light em comemoração a independência dos Estados Unidos:

O Twitter da sua empresa está abandonado? Então recomendo que leia: 9 motivos para você dar mais atenção ao Twitter e inclui-lo na sua estratégia de comunicação

5. Use os emojis para contar histórias: você também pode usar sua criatividade para criar uma sequencia de emojis que contem uma história. Como existem centenas deles, não é difícil que você encontre um emoji para expressar qualquer coisa que precise.

Como usar emojis de forma estratégica e entreter seu público

Você pode também dar uma olhada nesse post que contém várias historias divertidas contadas através de emojis para inspirar sua criatividade.

Leia também: Storytelling: seja uma marca que -faz- e conta histórias

Pronto para começar?

Emoji em dispositivos Apple: nos devices da Apple os emojis são ativados de forma nativa. Para usar os emojis no Mac, clique em editar na barra de menus e em seguida clique em emoji e símbolos

Como usar emojis de forma estratégica e entreter seu público

Emoji no Android: caso seu celular android não tenha emojis, você pode usar apps alternativos. Aqui vai uma alternativa.

Emoji no windows (ou qualquer outra plataforma)

Se gostou do conteúdo, já sabe né: compartilhe e assine nossa newsletter!

Caso tenha algo legal pra comentar, sinta-se à vontade para juntar-se à nós nos comentários <3

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.