Designer: saiba como reconquistar antigos clientes.

Qualquer empresar, independente do segmento, sabe que é muito mais fácil vender para alguém que já confiou nos seus produtos/serviços uma vez do que conquistar novos clientes. Quando você trabalha com design, isso não é diferente.

Muitos designers freelancers desperdiçam muito tempo na busca de novos clientes em vez de destinar seus esforços em estratégias para convencer clientes atuais e antigos a realizar novos projetos no futuro. Pensando nisso, separei algumas dicas para você convencer seus clientes a recontrata-lo.

Primeiro passo: selecione os clientes certos.

Esse é um passo decisivo na jornada para conseguir novos jobs com clientes antigos, você precisa selecionar os clientes certos. Vamos listar algumas características de clientes que serão muito fáceis de reconquistar.

  • Organizações que promovem eventos, vendas e promoções: clientes nesse estilo com certeza são os que oferecem melhores oportunidades para novos trabalhos, porque possuem grandes demandas e necessitam de diversos tipos de serviços para manter sua estratégia de marketing em funcionamento. Mesmo que sejam eventos anuais, por exemplo, você terá a oportunidade de ter um grande projeto por ano garantido.
  • Empresas que estão há pouco tempo no mercado: novos negócios podem ser grandes clientes. Especialmente se você ajuda-los de forma estratégica, ajudando seu cliente a se desenvolver. Se você fizer um bom trabalho nos primeiros projetos, eles irão convoca-lo cada vez que precisarem de alguém para um novo projeto. Mas tome cuidado, pense em ajustar suas propostas de preço ao nível do cliente se você quer permanecer com ele, lembre-se de que ele está começando e pode não ter tanto dinheiro quanto vocês desejam.
  • Empresas com marcas e estratégias de promoção solidas: de outro lado, empresas já estabelecidas também são uma grande oportunidade para conseguir uma série de jobs. Empresas estabelecidas possuem um fluxo de caixa continuo. Embora possa ser por vezes mais difícil prestar serviços para uma empresa como essa (porque geralmente possuem contratos com agencias), a quantia que você ganharia também seria um pouco mais agradável.

Encontrar o cliente certo pode tomar um pouco do seu tempo, mas a recompensa é muito satisfatória. Encontrar os clientes certos é como encontrar uma mina de ouro.

Você também pode se interessar por:

Seja o melhor que você pode ser.

Depois de encontrar os clientes certos, você tem que ser o tipo certo de profissional para eles. Respeitar seus desejos e opiniões, cumprir seus prazos e “legal” para trabalhar, porque sim, o jeito como você trata seus clientes também influencia.

Mantenha contato.

Para que seus clientes tenham você na memoria, é necessário estar sempre em contato com eles. Mande e-mails depois de finalizar seus projetos, pode ser uma semana depois, meses ou até um ano depois, depende muito de quanto tempo seu projeto levaria para gerar resultados para o negocio do seu cliente. Pergunte ao seu cliente se ele precisa de alguma alteração para manter o projeto atualizado ou até mesmo se ele precisa de o refazer inteiro.

Se você fez um bom trabalho da primeira vez, eles irão responder aos seus contatos e assim você multiplica suas chances de conseguir novos trabalhos com antigos clientes.

Lembre-se, eles também também querem qualidade.

Por ultimo, lembre-se de que seus clientes quero consistência no projeto que você os vendeu. Para eles, é muito mais cômodo trabalhar com alguém que eles já haviam trabalhado no passado do que procurar novos profissionais. Dessa forma, as duas partes economizam tempo e dinheiro e garantem bons resultados.

Conclusão.

Depois de ler esse texto, acho que você já estará pronto para conseguir alguns novos JOB’s a partir da sua lista de clientes antigos. Repense os projetos que você fez para cada um deles e como eles poderiam receber atualizações ou quais ideias novas você poderia dar para o seu cliente. Assim, ele verá você como alguém com quem ele pode confiar sempre, um parceiro para o seu negócio!

E não esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos selecionados semanalmente!

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.