Em quais redes sociais minha empresa deve estar?

Atualmente contamos com uma lista enorme de redes sociais, algumas muito abrangentes e outras com funções especificas e altamente nichadas. O texto a seguir irá auxiliar você a escolher em quais redes sociais sua empresa deve estar presente.

Com a grande quantidade de redes para escolher, essa pergunta pode parecer um pouco difícil, mas na verdade não é, pelo contrário. O seu conteúdo deve chegar até o cliente que você deseja atingir, tendo em mãos essa resposta tudo fica muito claro: sua empresa deve estar nas mesmas redes aonde seus clientes estão.

Descobrir aonde seus clientes estão, o que fazem nas horas vagas, o que a maioria possui em comum, essas são algumas dicas para não errar no canal aonde a mensagem será transmitida.

Dentre as redes sociais mais populares estão:

Facebook: com 1,59 bilhão de usuários ativos mensalmente o Facebook é a maior rede social do planeta. A plataforma se mantém atrativa com atualizações constantes. Dentro do Facebook podemos encontrar diversos públicos diferentes, de todas as idades, cores e gêneros. Por não ser uma rede social nichada, a rede oferece recursos de segmentação avançados, neles você pode escolher quem verá seu conteúdo ao patrocinar suas postagens.

Dica: não crie um perfil para a sua empresa. Perfis possuem funções limitadas e numero máximo de conexões. Crie uma página, assim você poderá montar anúncios e alcançar muito mais pessoas

WhatsApp: o mensageiro instantâneo sem dúvidas conquistou o coração dos brasileiros, desde os mais jovens que já nascem super conectados, até os mais velhos, que por vezes acabaram comprando um “celular com Whatsapp” para falar com seus filhos e manter o contato com os demais familiares. As novas estratégias de comunicação já usam o Whatsapp, nos últimos tempos podemos ver grandes marcas usando a plataforma de forma muito inteligente.

Dica: faça o atendimento da sua empresa pelo WhatsApp, crie grupos de discussão e listas de transmissão para oferecer produtos como no e-mail.

YouTube: comprada pela Google, nos últimos anos o YouTube vem se tornando a plataforma principal das subcelebridades, pode-se encontrar de tudo lá, mas a onda dos jovens Youtubers no Brasil tem ganho força a cada dia. Dentre os principais canais estão: Porta dos fundos, 5minutos e Whindersson Nunes. É claro que essa lista é muito maior se levarmos em consideração canais nem tanto conhecidos.

Dica: fique sempre atento aos insights disponibilizados pela própria plataforma do Youtube, preste atenção nos pontos em que as pessoas deixam os vídeos, nos gostos positivos, negativos e afins. Trabalhe o título do vídeo com muito cuidado, fazendo o atrativo tanto para os robôs de busca quanto para as pessoas que irão assistir

Twitter: com a chegada de novas redes sociais como Instagram e SnapChat, o Twitter perdeu um pouco das suas forças e hoje a rede social já não é mais tão significante quanto era antes. Com mais de 10 anos, o Twitter passou por muitas mudanças e atualmente as empresas fazem uso dele para canal de comunicação direta, como SAC, por exemplo.

Dica: se seu publico é mais jovem, eles estão acostumados com uma demanda de conteúdo grande e respostas imediatas. Então compartilhe conteúdo com freqüência, inicie conversas e responda o quanto antes.

Instagram: os brasileiros ja são responsáveis por 6,5% de todo o tráfego  da rede. Com a promessa de ser uma espécie de Twitter visual, a plataforma encantou  fotógrafos e amantes da fotografia, hoje podemos ver grandes blogueiras vendendo seus anúncios na plataforma. Sendo propriedade do Facebook, a rede também sofre atualizações constantes, o que nem sempre agrada os usuários por serem muito agressivas.

Dica: utilize hashtags referentes ao seu produto, nicho e localização. Faça legendas com até 200 caracteres e de fácil entendimento, os usuários rolam seus feeds rapidamente e dão mais importância a conteúdos feitos pelos amigos, então seja breve e na medida do possível, use uma linguagem amigável.

Google+ : Uma das suas principais funções é a indexação de conteúdos. Lançada em 2011, a plataforma é muito usada nos EUA, mas no Brasil ela vem crescendo de forma lenta, ainda é muito difícil que você pense em fazer uma postagem no Google+ com a naturalidade que tem com o Facebook. Novamente os brasileiros somam 6% de todo o trafego da rede.

Dica: coloque o botão do Google+ em seus conteúdos de blog e também compartilhe seus conteúdos na rede social.

SnapChat: instalado no celular de basicamente todos os Millennials, o aplicativo é um rede social que funciona somente em dispositivos moveis e o seu diferencial é que seu conteúdo é autodestrutivo. Em suas ultimas atualizações, o Instagram inseriu funções semelhantes as do SnapChat a sua plataforma, mas o SnapChat ainda se destaca pelos seus filtros divertidos e exclusivos.

Dica: faça o planejamento de seus snaps diários baseando-se no tempo. Ex.: todos os dias postar 30 segundos de snap’s

Linkedin: atualmente essa é maior rede social corporativa do mundo. Sendo assim, fica claro que é uma rede para estabelecer contatos profissionais, a rede é muito eficiente tanto para estabelecer contato B2C como B2B. Também é importante mencionar que os anúncios nessa rede são os que mais convertem.

Dica: participe de grupos que pertençam ao segmento do seu negocio, crie e promova conteúdos nesses grupos, isso irá fazer com que você e sua marca se tornem referências dentro de tal assunto.

Pinterest: a rede não está no topo entre as mais usadas, mas cada vez mais, ela vem conquistando público. Grande parte dos usuários são mulheres. A plataforma é uma ótima rede social para produtos em que a estética chama atenção. Também é muito válido para divulgação de infográficos, fotografias e afins.

Dica: coloque os botões do Pinterest em seu site (follow e pin it). Lembre-se de usar hashtags, criar pastas com assuntos específicos e manter seu perfil atualizado.

SlideShare: se sua empresa produz apresentações em formato de PPT e PDF, a plataforma é ideal. Além de ser um ambiente corporativo, ela também tem uma ótima indexação e os conteúdos são facilmente achados pelos motores dos principais buscadores. A plataforma foi comprada pelo LinkedIn, então é super fácil de compartilhar os conteúdos de uma rede para a outra e os conteúdos são destacados por serem da mesma rede.

Dica: mude para a versão paga e faça uso também das funções de geração de leads pelo SlideShare.

Monitore e crie conteúdo:

Além de escolher as redes certas, é preciso também manter um ciclo de atualizações em suas postagens para que seja atrativo seguir sua empresa. Faça testes de freqüência e repare como seu publico reage. Publique conteúdo que envolva seu publico e os motive a recomendar sua página a outras pessoas. E não esqueça de responder às menções da sua marca nas redes sociais.

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network. Disponível para novos projetos! Entre em contato: daanpatd@gmail.com