Esse tal alcance orgânico, existe mesmo?

Se a sua resposta automática for NÃO, amigo, você tem um problema. Vejo pessoas matarem o alcance orgânico diariamente. Vejo outras dizendo que o Facebook o matou, mas aqui entre nós, elas mesmas fazem isso diariamente e não percebem pelo simples fato de que nunca procuraram ter excelência no que fazem.

Isso parece muito drástico, e é mesmo. O alcance orgânico não morreu, o que que morreu foi sua vontade de conquistá-lo. Vou explicar, o alcance orgânico “normal” de uma página é de até 6% da quantidade de seguidores da página, o conteúdo é entregue a medida que eles acessam, por isso o alcance demora um pouquinho para chegar ao ápice, claro que se você souber o que está fazendo vai analisar o público da sua page e fazer a sua publicação na hora certa do seu público, não a sua.

É possível quadruplicar seu alcance!

Sim! Um ótimo alcance orgânico consegue atingir 4 vezes o número de seguidores (até mais) em uma só publicação. Já pensou, não ter que pagar para ter leads, engajamento, conversões ? Ou conquistar mais seguidores por pura qualidade? E que tal se o seu alcance for alto, e você conseguir extrair ainda mais potencial dos seus anúncios? É isso que o alcance orgânico faz. E é por isso que temos que nos dedicar à ele.

Pessoalmente, eu já identifiquei 15 fatores determinantes para a queda no alcance, entre eles estão a sessão loja, o tipo de conteúdo e a forma de linguagem. Mas é claro que se pra você o pobre alcance orgânico morreu você não está nem aí pra isso já que seu cliente vai pagar por tudo mesmo.

Você também pode se interessar por:

Mas para atingir um nível satisfatório de alcance orgânico você precisa:

  • Entender o público: A ponto de não ter que consultar uma tabela ou fazer publicações programadas o tempo todo, entenda do que ele gosta e a forma de linguagem que ele usa.
  • Ser dinâmico: Requer esforço, mas é necessário que nem tudo esteja programado, use seu feeling, brique com eles, não tenha medo de fazer uma piada ou responder o comentário de maneira pessoal.
  • Não impor limites: Um ou dois posts por dia não vão fidelizar seu público se ele está online durante o dia todo, no momento em que colocamos limites no que fazemos (se tratando de mídias sociais ok?) nós limitamos o público também. Venda o valor e não o preço. Impor um número de publicações diárias é preço.
  • Não se prender ao planejamento: Sim, isso requer coragem e confiança por parte da empresa em você, mas é necessário, as vezes a gente só tem que seguir o fluxo, e se o seu público quer uma coisa, ele quer agora, agora não tem planejamento, um meme atrasado é feio, um fresquinho é novo e é o melhor meme, pelo simples fato de que ele não tem muitas referências.

Entenda que um lead ou um seguidor orgânico vale muito mais que um conquistado com publicidade paga, pelo simples fato de que ele está ali por que quer. Não porque foi forçado a isso.

A fase internet das coisas já passou, é a fez da internet das pessoas

Foque nisso, se concentre nas pessoas. Se esforce pra que elas entendam seu produto, para mostrar o que elas podem fazer com ele, mostre que você estará disponível e que a comunicação é valorizada.

Entenda que para conseguir atingir certos objetivos em determinado período é sim necessário investimentos e eles são muito importantes para qualquer empresa, mas eles não são tudo.

Conclusão

O alcance não morreu, o que morreu foi a sua vontade de chegar até ele. Se você possui outras dicas para conseguir alcance no Facebook, compartilha com a gente nos comentários! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdo semanalmente.

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Bruna Teles

Gaúcha, Social Media apaixonada pelo que faz. Acredito que tudo pode ser mais humano, que ninguém tem a obrigação de acertar de primeira mas que os meios pra isso acontecer precisam existir, dou valor ao que é dito e ao que é mostrado, pra que vocês acreditem no que eu faço a ponto de me deixar fazer isso por vocês também.