Cinco exercícios de escrita exploratória que o surpreenderão sobre você

O puro ato de escrever pode desencadear grandes ideias e bibliotecas mentais que, talvez, você nem lembre mais que as tenha. Durante o dia a dia, voluntariamente ou involuntariamente, aprendemos diversas coisas e essas coisas ficam guardadas em nosso cérebro, montando um enorme repertório sobre diversos assuntos.

Durante o exercício da escrita, você irá perceber que a junção de tudo o que você tem guardado acontecerá de forma natural e bastante fluída. Quanto mais você escrever, mais ideias terá. Você pode escrever sobre qualquer coisa, sobre tudo, sobre você ou sobre algum tema específico. De todas as opções, a ultima é a mais fascinante, pois quanto mais você escrever, mais descobrirá sobre aquilo.

A beleza dos exercícios seguintes não está apenas em apresentar ideias de modo estruturado, mas sim no que você conseguirá fazer a partir disso. O que você aprenderá fazendo a junção de tudo o que sabe, sente e almeja. São coisas que estão gritando em silêncio dentro de você para que sejam descobertas logo.

Passe pelo menos 15 minutos escrevendo ou falando sobre cada um desses tópicos.

É importante ter um prazo, tente escrever com um certo nível de urgência, mantendo sua atenção direcionada ao invés de escrever sem um direcionamento planejado.

1. Sonhos e motivações.

Tudo o que você pode imaginar é real – Picasso

Escreva coisas sobre as quais você almeja para sua vida.

  • O que mais importa para você?
  • O que você mais valoriza?
  • Como é a estética do local dos seus sonhos?
  • Qual o trabalho que você está exercendo nesses dias ditos como perfeitos?
  • Com que você deseja compartilhar tudo isso?
  • Até onde você quer chegar com a sua carreira?
  • Pelo que você quer se destacar?
  • O que você vai fazer todos os dias para se desenvolver e tornar tudo isso possível?
  • Quais são as coisas simples na vida que você não está desfrutando o suficiente?

Experimente todos os tipos de ideias que surgirem, até mesmo as que parecerem demasiadamente exageradas. Veja como elas farão você se sentir. Aqui, não há limites.

O objetivo é lembrar que você teve sonhos em primeiro lugar – para ajudá-lo a perceber que talvez você tenha permitido que eles diminuíssem; para mostrar o que importa.

2. Problemas e soluções.

Eu acredito que se você mostrar às pessoas os problemas e em seguida as soluções, elas serão direcionadas a agir – Bill Gates

É hora de pegar pesado. Escreva todos os seus desafios e em seguida todas as possíveis soluções, mesmo que elas sejam muito difíceis. A clareza que você conseguir com esse exercício irá motivá-lo a agir. Você ficará surpreso com todo o potencial que irá descobrir em você. Não pare muito para pensar, apenas continue escrevendo, mais e mais.

3. Mundos fictícios.

A imaginação é mais importante que conhecimento. Pois o conhecimento é limitado a tudo o que agora conhecemos e entendemos, enquanto a imaginação abraça todo o mundo, e tudo o que sempre será para conhecer e entender – Einstein

Estamos ficando um pouco mais imaginativos aqui. Escreva sobre um mundo fictício, cidade, cidade ou personagem em detalhes.

  • O que parece, som, cheiro e sensação?
  • O que leva seu personagem?
  • O que é mais importante nele?
  • O que as pessoas desse mundo estão pensando?

Surpreenda-se com a profundidade da sua imaginação.

Você também pode se interessar por:

4. Vitorias e gratidão.

Em nossa busca pelo perfeccionismo, é bastante fácil analisar nossos pontos fortes e fracos. Quando você ainda não possui esse hábito, pode parecer uma perda de tempo parar para refletir sobre todas as suas conquistas e agradecer por elas, seja para você mesmo ou para uma forca maior. Mas, de fato, isso pode contribuir muito para o seu bem estar e se tornar um fator bastante motivador.

Estar ciente do que temos, onde já conseguimos, mesmo as coisas pequenas, é bom. Escreva sobre todas as suas vitórias na vida. Escreva sobre tudo sobre o que você quer agradecer. Desde os pequenos ganhos até os sucessos mais proeminentes. Este é um espaço apenas para idéias positivas. Faça isso por um tempo e sinta a sua confiança crescer; sua escalada de freqüência. Perceba que sua auto-estima irá ter um forte ganho depois disso.

Você consegue tirar um tempo para repetir isso no futuro?

5. Invente.

Agora traga ideias para o futuro. Combine suas melhores ideias a fim de criar algo maior e único. Comece suas questões com “e se”.

O poder de questionar é a base para todo o progresso humano – Indira Gandhi

Faça com que duas ideias se relacionem de maneira intensa e veja no que isso resulta. Pense em alguma objeção que precisa ser resolvida. Pense em tudo o que você poderia fazer se conseguisse ter sucesso vencendo todos os problemas que você listou até agora.

Pode ser algo hipotético e bastante divertido, ou talvez algo muito real e concreto, mas tente fazer algo original.

Conclusão.

Você com certeza tem muito mais potencial para escrever do que pensava ter. Mas como todas as outras coisas na vida, a escrita também precisa ser exercitada para que haja evolução.

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.