O Fracasso como gatilho do sucesso

Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor | Samuel Beckett

Você, com certeza, já leu ou folheou um livro de auto ajuda, não é? Uma das afirmações mais recorrentes nestes livros é a que “você precisa eliminar a palavra não do seu dia a dia” ou a palavra “fracasso” e é exatamente disto que vamos falar.

Se você pensar um pouco sobre a sua vida e os movimentos ao seu redor, perceberá que as coisas não são do jeito que planejamos. Outras – poucas – nos aumentam a potência e à isso chamamos de alegria.

No entanto, os momentos alegradores são raros e é nisto que se encontra a chave pela qual buscamos estas coisas/momentos que nos possibilitem sentir assim, anestesiando a realidade.

Nos negócios não é diferente. A conquista de novos clientes, uma aprovação de primeira, elogios de outros profissionais – esse será um assunto para o nosso próximo artigo – e dentre outras diversas alegrias em nosso cotidiano. Contudo, não é de sorrisos que são feitas nossas rotinas.

São alterações, fluxo de alta e queda de venda, encerramentos de contrato e tantas outras coisas que nos sugam e por vezes são a principal causa da desistência e fechamento de negócios. Nessa perspectiva vale lembrar que esses são alguns dos principais motivos de fechamento de empresas nos 2 primeiros anos de funcionamento. É aqui que gostaria de fazer você refletir.

Foco, por definição, implica dedicar sua atenção/ação à uma instância. Então, pergunto à você: ONDE ESTÁ SEU FOCO?

Não estamos aqui para julgar o que é prioridade para cada um, mas o quão importante é, além de saber para onde ir, compreender que a jornada é feita por muito mais fracassos do que vitórias. Sendo assim a próxima pergunta é a mais absurda, porém óbvia que posso fazer: COMO VOCÊ TEM FRACASSADO?

A base da busca de soluções mais assertivas é a tentativa/erro. Nesta etapa, analisamos e ganhamos condições de lidar melhor com cada situação, agilidade e a capacidade de ter cada vez menos medo de arriscar.

Não são os sorrisos e elogios que possibilitam esse crescimento, mas sim as críticas e falhas. Por isso, “Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor”.
Acredite que pode ser melhor a cada nova etapa, a cada desafio e, principalmente, a cada falha.

Explore essas fraquezas e faça de cada falha um degrau em prol ao seu objetivo. Tem dúvidas? Deixe seu comentário.

Sucesso e paz!

Comentários

comentários

Enviado por D'Nascimento

Consultor em Gestão em Marketing e Carreira, ministra palestras e treinamentos em âmbito acadêmico e organizacional. Designer por formação - especializado em gestão de marcas - atua também como Mentor de diversos profissionais da área de comunicação