Mais do mesmo – 5 passos para a Diferenciação nas mídias.

Todos os dias rodando a timeline do Facebook, espiando novidades no  Pinterest e navegando por aí nos deparamos com a mesma situação, o comum. A mesma informação, mostrada do mesmo jeito, sendo escrita da mesma maneira e  publicada praticamente ao mesmo tempo.

É obvio que empresas que estão no mesmo nicho de mercado precisam passar aquele tipo de informação porque é relevante para elas, mas a diferenciação está em como fazer isso.

Pra ajudar você a encontrar  o caminho da luz, listamos cinco passos, que se dados da maneira certa irão ajudar você a conquistar o seu público e sair do limbo:

  • Foco no Design

O processo natural de visualização é,  enxergamos primeiro o todo para depois refinar a informação que estamos vendo, portanto, nós  primeiro vemos a imagem, se ela for atrativa o suficiente aí sim nós leremos a informação escrita com destaque a analisaremos se vale ou não a leitura.

Em termos não técnicos, se a imagem não é atrativa, não gera interesse, consequentemente, não gera interesse de saber o que ela tem a dizer. Então de nada adianta um conteúdo maravilhoso se a imagem que você passa não faz jus a isso.

Dê uma olhada na imagem da esquerda para a direita,  esse é basicamente o processo natural de visualização da informação. Primeiro o todo, depois os detalhes.

 

  • Trabalhe a forma de linguagem

A maneira com que escrevemos define muito a identificação que o público vai ter com que estamos dizendo, e é isso que queremos, que nosso público veja a gente como parceiros, como alguém que passa a informação pensando nele.

A Next exemplifica isso muito bem no seu site, essa é a  página do Pr kit, quem precisa dele geralmente são os designers ou os responsáveis pelo marketing e comunicação da empresa. Então a forma de linguagem e a informação passada é criada pensando neles.

                      ( Na imagem: Recursos da marca.Tem logo colorido, preto, branco, só não tem em Corel )
  • Se posicione

Quem conhece meu trabalho sabe defendo muito o posicionamento de uma marca, estamos na era das causas sociais, onde a internet está ao alcance de praticamente todo mundo, e todos temos voz nela, pensando nisso,  se manter sempre imparcial e não aproveitar o espaço na mídia que você tem é jogar a sua voz fora, lembre-se que você conhece seu público, e se posicionar a favor dele e dar espaço pra que ele fale faz parte do processo de consolidação da marca.

Ps: A não ser que você queira gerenciar uma crise, pense na opinião do seu público antes de se posicionar, ás  vezes a opinião do seu chefe não é a que vale, o que o público acredita e defende é o que deve prevalecer.

 

  • Seja engajado

Muitos gestores enlouquecem  com a falta de envolvimento das pessoas e até de outras empresas com a sua marca, mas esquecem de ser engajados com elas.

Primeiro: Responda sempre, comentários e mensagens são muito mais importantes que qualquer dúzia de likes que você tiver. Nunca esqueça disso, dê a atenção que você quer receber.

 

Segundo: Faça networking, muitas vezes você produz conteúdo de altíssima qualidade com informação e valor agregados que poderiam ajudar muita gente que você não alcança, mas você não conhece o “concorrente”, ou conhece e o define apenas por esse nome. Então, relaxe, nós podemos gostar de duas coisas parecidas, e é sempre bom poder contar com alguém que vive a mesma realidade que a sua.

 

  • SE EMPLOGUE

Sim, com o capslock ligado, não tenha medo de brincar, de contar uma piada ou fazer algum trocadilho tosco, nós somos humanos e é isso que o seu público quer, não é porque acessamos a internet de uma máquina e que usamos ela para nos comunicar que temos que agir como tal. Planejamento é necessário,  mas também é importante se deixar levar.

Se divirta e faça o que você gosta, as pessoas sentem quando escrevemos sorrindo ( eu espero :D).

 

Espero (mesmo) que isso possa ajudar você um pouquinho a melhorar o seu trabalho, ou incentive você  a continuar brilhando, não esqueça de dar o seu feedback.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Enviado por Bruna Teles

Gaúcha, Social Media apaixonada pelo que faz. Acredito que tudo pode ser mais humano, que ninguém tem a obrigação de acertar de primeira mas que os meios pra isso acontecer precisam existir, dou valor ao que é dito e ao que é mostrado, pra que vocês acreditem no que eu faço a ponto de me deixar fazer isso por vocês também.