A maneira mais fácil de se auto-promover como designer freelancer

Obter um “nome conhecido” como designer é a chave para encontrar bons clientes e JOBs e decolar a sua carreira. Mas o primeiro obstáculo dentro dessa jornada é descobrir como fazer isso.

Por onde começar? Quantos anos vai levar? Quantos mil reais é preciso gastar?

Embora não haja “receita de bolo”, estabelecer alguns caminhos para fortalecer seu nome não é algo impossível. Nesse post, vamos compartilhar com você uma maneira bastante útil, fácil e gratuita para que você comece a se auto-promover e alavancar sua carreira como designer gráfico freelancer.

Tudo deve começar com um objetivo.

É preciso que você trabalhe com um foco, e para isso, é preciso que você tenha essas duas coisas muito bem resolvidas:

  1. Pelo que você quer ser conhecido?
  2. Para quem você quer trabalhar?

Resolvendo esses dois pontos iniciais, sua vida irá ficar muito menos complicada. Imagine que você não tenha conseguido definir esses pontos, então seu objetivo é atingir todos os tipos de pessoas para todos os tipos de trabalhos. Dificilmente você conseguirá estabelecer um caminho para seguir e seus clientes em potencial nunca saberão da sua existência.

Agora imagine que seu desejo é trabalhar apenas com capas de livros para autores independentes. Essas palavras-chave, por si só, já oferecem um caminho praticamente pré setado para seguir. Uma vez com isso em mente, é só refletir um pouco sobre aonde você pode conseguir contato direto com essas pessoas e como irá chamar a atenção delas.

Defina o trabalho exato pelo qual você deseja ser conhecido. Mesmo que você ainda não tenha 100% de certeza (aliás, nunca espere ter 100% de certeza, esse momento pode nunca chegar, comece agora.), esse foco que você está buscando, já abrirá caminhos muito melhores do que quando você corria nas trilhas da incerteza. Você pode mudar seu foco se julgar necessário, mas tome cuidado para não tornar isso um hábito a cada dificuldade que precisar enfrentar.

Divulgando seu nome e atraindo clientes.

Agora que você já decidiu para qual trabalho você deseja focar seus esforços, o próximo passo é reservar um pouco de tempo e criar o JOB do qual você vai usar para se promover. Esse projeto deve ser muito bem elaborado, não importa o quanto demore. Ele pode ser um projeto pessoal ou um JOB que você vai desenvolver para um cliente ou qualquer tipo de JOB, o importante é que você saiba que ele tem potencial para atrair olhares de demais clientes.

Desenvolva o seu projeto e em seguida comece a compartilhar seu link em todos os lugares possíveis.
Se você já tem seu próprio site, inclua o projeto dentro dele, dê uma atenção especial montando uma landing page, por exemplo. No entanto, se você ainda está começando e não tem dinheiro para montar seu próprio site, você pode se inscrever em alguns sites como Behance para expor seus projetos e alcançar mais pessoas.

Você também pode recorrer ao uso de redes sociais mais populares como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e WhatsApp.
Existem inúmeras outras plataformas de redes sociais que você poderia utilizar, que possuem suas próprias vantagens. Por exemplo:

  • Ilustradores e designers de personagens podem crescer muito no Tumblr;
  • Crafters podem gerar um tráfego de qualidade no Pinterest;
  • SnapChat (falecido, troque pelas Stories do Instagram) é uma ótima maneira de mostrar nos bastidores;
  • E se você não tem tempo para construir um blog – use Medium.

Utilizar plataformas de terceiros para tudo não é o ideal, com o tempo, junte um dinheiro para que alguém construa um site para você. Ou monte você mesmo caso você tenha facilidade com construção de sites ou é autodidata o suficiente para aprender isso a partir do YouTube.

Além de não ter segurança usando plataformas de terceiros (afinal o Facebook é do tio Zuck, não seu, se ele quiser zerar o alcance das nossas publicações ou, por uma loucura, tirar a rede social do ar, ele pode.), elas também funcionam a base de templates, é igual para todo mundo. Criando seu próprio site, você pode personaliza-lo de acordo com o seu negócio, tanto na parte visual como na parte referente a SEO.

Não apenas clique em “share”, mas conte como foi realizar aquele trabalho.

Tudo bem que chegar até essa parte já pode ter sido bastante trabalhoso. Planejar, realizar o projeto, subir o projeto para o seu site ou alguma rede de portfólios deve ter tomado uma boa parcela do seu tempo.

Mas para que tudo isso realmente faça efeito, é preciso que você elabore boas legendas para os seus compartilhamentos nas redes sociais. O Facebook e o Instagram permitem que você suba verias fotos de uma vez só, então se o seu projeto for extenso, use isso a seu favor. No twitter, as imagens competem o espaço entre si, então pode ser mais vantajoso usar uma imagem bem planejada com uma boa legenda e o link para o projeto inteiro.

Você também pode se interessar por:

Você também pode usar o Youtube para divulgar seu trabalho. Caso você tenha experiência o suficiente para realizar animações, faça uma linha do tempo do seu projeto, explique os motivos pelos quais ele existe e a quem ele pode ajudar. Depois mostre o resultado final e tudo mais.

Sempre lembre de deixar endereços para contato e certifique-se de que sua inbox é acessível publicamente.

É importante que você entre num ciclo de: criar, compartilhar, repetir.

Qual é a maneira mais fácil de auto-promover seu negócio?

Vamos ser verdadeiros, não há uma maneira que seja fácil e não trabalhosa. Agora que você tem a estratégia na mão, molda-la a sua realidade é algo extremamente simples, mas difícil é ter disciplina e dedicação para tornar tudo isso realidade.

Mas olhando por outro lado, não é nada inédito. Tenho plena certeza de que você já realizou uma serie de trabalhos e já os dividiu com muita gente. Às vezes, sem perceber, quando gostamos de algum trabalho, acabamos compartilhando ele com as pessoas que nos rodeiam, é um print do JOB que você manda para sua amiga, aquela olhada no monitor que você pede para sua mãe e assim vai.

O que muda aqui é como você faz isso e o público ao qual você destina. Como você divulga seu trabalho hoje? Deixe uma dica nos comentários <3

Assine nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.