MEI vs Carteira Assinada

O que é melhor? Ter um emprego fixo “estável” ou ser um empreendedor? Antes de escolher por qual caminho percorrer, é preciso enxergar para onde o mercado está caminhando.
Vivemos uma grande mudança hoje no mercado, o que a geração Y está vivendo hoje, as gerações Z e Baby Boomers nunca acharam que iriam viver. Desde pequeno fomos ensinados por nossos pais, avós e relativos a buscar um trabalho que desse estabilidade, que assinasse a carteira de trabalho com todos os benefícios da CLT. Essa perspectiva ainda vale para os dias de hoje, encontrar uma empresa cujo porte consiga prover um bom salário ao trabalhador, assinando sua carteira de trabalho é muito bom, maaaas… vivemos um momento de crise no Brasil. As empresas sofreram um impacto grande em seus faturamentos e em consequência reduziram o seu quadro de empregados, os altos custos de impostos sobre um trabalhador para uma empresa, são um grande influenciador para o aumento do desemprego.
Ó! E agora quem poderá me defender? O MEI!
O MEI surge como uma boa saída tanto para os empregadores, quanto para os empregados, que a partir do momento que aderem ao MEI, são empregadores também.
O Micro Empreendedor Individual transforma a pessoa física em jurídica, sendo reconhecida como empresa com CNPJ, tendo um gasto mensal burocrático muito pequeno. Sabendo disso, algumas empresas que não conseguem arcar com as despesas da CLT, tem dado a opção dos seus empregados a se tornarem empresas individuais, dessa forma não existe vínculo trabalhista se configurando a relação de prestação de serviço de empresa para empresa. Em um primeiro momento o trabalhador pode se sentir prejudicado pela falta de benefícios, mas é uma questão de mudar a perspectiva e se incentivar a ir para um novo patamar profissional. Ao se tornar uma empresa você tem a liberdade de atender a diferentes empresas que passam a ser sua cartela de clientes, gerando uma renda maior no final do mês, em algumas vezes trabalhando da sua própria casa. Através dessa iniciativa em tese as empresas podem pagar melhor aos seus colaboradores, já que os custos burocráticos reduziram.
O MEI é uma ótima saída para aqueles que querem fugir do desemprego e dar um start na sua carreira de empreendedor, mas é importante dizer que é preciso ter disciplina, organização e persistência, quem é empreendedor sabe que nem todo mês é um bom mês. Faça sempre uma reserva para os meses mais fracos, faça um mapa do seu negócio, invista tempo para melhorar o seu produto/serviço, faça conexões com pessoas, crie seu método próprio de trabalho se conheça profissionalmente! Empreender é difícil mas não impossível!
Para informações de como se formalizar como MEI, entre no post anterior!

Comentários

comentários

Enviado por Kaik Afonso

Designer, Colagista e Empreendedor "Como designer eu tento entender as pessoas, como artista eu tento ser entendido"