O Instagram vai ocasionar o fim do SnapChat?

O clone do SnapChat dentro do Instagram está dando muito certo. Muitas pessoas já usam tão pouco o aplicativo do fantasminha amarelo a ponto de desinstalar o app e não sentir sua falta.

Diversas fontes estrangeiras afirmam que o uso da rede social já caiu até 40%. Para obtenção desses dados, analistas monitoram desde grandes influenciadores até pessoas “normais” e comparam o número de histórias que o público em analise compartilhava antes com o número atual e o número de histórias compartilhadas agora no Instagram. Mesmo lançando uma série de novos recursos (incluindo o óculos), o SnapChat continua em declínio em todo o mundo.

Instagram VS SnapChat

Você pode, de maneira fácil, perceber que a rede está em desuso. É só abrir o seu app e abrir a tela aonde ficam as histórias de seus amigos, é quase de certeza que uma quantidade muito reduzida de histórias estará para ser vista.

Nas 25 semanas desde o lançamento, Instagram Stories atingiu 150 milhões de usuários diários. Esse é o mesmo número de usuários que o aplicativo inteiro Snapchat teria batido em torno de junho de 2016, depois de ver o rápido crescimento de 110 milhões de usuários diários em dezembro de 2015.

O provedor do Google Analytics mostra um declínio generalizado do Snapchat

“No geral, de agosto à novembro de 2016, a média de espectadores únicos por Snapchat Story diminuiu cerca de 40%”, diz Nick Cicero, CEO do estúdio criativo e plataforma de análise de vídeo social Delmondo. Sua empresa analisou 21.500 Snapchat Stories para descobrir o declínio acentuado.

Delmondo viu aproximadamente um declínio de 40 por cento em visores originais através de 21.500 histórias de Snapchat analisadas de julho (100%), antes que Instagram lançasse histórias, até novembro. Gráfico atualizado com o eixo Y.

Enquanto isso, o presidente da TheAmplify, Justin Rezvani, disse: “Em média, nossa comunidade de influenciadores está tendo uma taxa de abertura 28% maior no Instagram do que no Snapchat”, referindo-se à contagem de visualizações.

Quanto aos downloads, depois que a função Stories foi lançada no Instagram, a posição do SnapChat caiu deliberadamente, até chegar ao seu menor ranking de todo o ano, # 11.

No início de 2016, o SnapChat não saia do top 3 dos mais baixados.

O instagram vai ocasionar o fim do SnapChat?

 

UMA PAUSINHA AQUI: Se estiver gostando do conteúdo, assine nossa newsletter!

Remoção do avanço automático nas histórias do Snap

Uma coisa importante a ser ressaltada, é que ao revisarmos esses relatórios, percebemos que quando o Snapchat removeu o recurso Auto-Advance em 7 de outubro, para que os usuários não pudessem mais assistir instantaneamente a cada história na lista de histórias e tiveram que passar a selecionar manualmente cada história que queriam ver (embora haja uma maneira pouco conhecida de selecionar todas as Stories com tocando no botão de ponto triangular) fez com que imediatamente uma queda de 9,64% na visualizações de histórias acontecesse.

O Instagram conta com o recurso Auto-Advance, e há quem diga que esse também é um fator decisivo para que usuários preferiam a plataforma.

Influencers perdem de 15% à 30% de views no SnapChat

O agente de talentos social Charlie Buffin, que representa algumas das estrelas anteriores do Vine na gringa, diz que um de seus principais criadores tinham uma média de 330.000 visualizações por dia no Snapchat no final de 2015 até junho de 2016. Mas em dezembro eles estavam recebendo entre 205.000 e 250.000 visualizações por dia.

Ele também observou que “Snapchat removendo o recurso Auto-Advance afetou a experiência de binge-watching” e isso realmente está fazendo com que a rede continue perdendo views diariamente. Mas o Snap Inc parece não se importar “Snapchat sempre permaneceu distante de sua comunidade criadora, o que não é um movimento forte para a empresa”, concluiu Buffin.

O SnapChat exibe os anúncios em meio as histórias de pessoas que você segue, dessa forma a plataforma depende de um grande número de visualizações para funcionar.

Hannah Stocking (influencer famosa nos EUA), viu suas visualizações do Snapchat Stories caírem de 150.000 em 16 de agosto para 90.000 em 17 de janeiro. Embora tenha obtido crescimento maciço em outras plataformas como o YouTube, e Instagram onde ela subiu de 1,2 milhões para 4,3 milhões de seguidores no mesmo período.

Influencers almejam audiência no Instagram Stories

Influenciadores que estavam atrasados para construir uma audiência no Snapchat praticamente abandonaram a plataforma porque é muito mais fácil para eles alcançar mais pessoas através da sua audiência existente em Instagram Stories.

Até mesmo os profissionais de marketing estão dedicando verba ao Instagram porque não podem crescer no Snapchat. Várias marcas já deixaram de anunciar dentro do SnapChat. A maneira mais eficiente de crescer atual é realizar um planejamento cruzado entre Youtube e Instagram.

O SnapChat não possui uma guia explorar aonde promove seus usuários

 

O Snapchat está cometendo alguns dos mesmos erros que Vine. Eles não estão abraçando os seus criadores de conteúdo. Eles estão tratando os conteúdos como mensagens privadas. Em contraste a essa situação, o Instagram promove seus usuários e os ajuda a aumentar suas visualizações de histórias apresentando-as em sua guia Explore que o Snapchat não tem.

E aí, compartilha com a gente o que você acha, será que o SnapChat vai mesmo acabar? Junte-se à nós nos comentários 😀

Referências:

Instagram Stories is stealing Snapchat’s users

More than 60 percent of Snapchat users skip ads on the platform

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.