O que torna o seu negócio diferente?

Como um freelancer criativo, você sem dúvida tem uma forte concorrência para enfrentar. Com 40% da força de trabalho partindo para o freelance como carreira até 2020 (dados do Business Insider), não é nenhuma surpresa que a concorrência será cada vez mais feroz.

Então, o que você precisa fazer para se destacar e conquistar novos projetos?

Antes de continuar, quero apenas deixar claro que ter uma concorrência não é ruim. Na verdade, significa apenas o serviço que você está oferecendo é exigido, o que é ótimo!

Seu verdadeiro desafio é encontrar uma maneira de se destacar da multidão. Se você fosse uma grande empresa, você poderia simplesmente superar sua concorrência para ganhar participação no mercado (que pode não funcionar tão bem nos dias de hoje). No entanto, como você é proprietário de uma empresa pequena (que talvez seja só você e você), é preciso analisar as todas as alternativas possíveis.

Além disso, muitos freelancers novos colocam muita pressão em si mesmos para criar o melhor produto ou serviço.

Até aqui tudo bem, mas quando você está começando, você precisa se dar tempo para desenvolver suas habilidades e refinar seu ofício. Existem outras formas de ganhar negócios nesse meio tempo.

Uma das formas mais eficazes de aumentar seu alcance é ser diferente. Ao invés de dizer: “Olá, olhe para mim, eu sou o melhor no que eu faço”, você poderia, em vez disso, dizer “Olá, a maneira como eu faço as coisas são um pouco diferentes, se isso se encaixar no seu negocio, podemos realizar parcerias de sucesso!”. Consegue ver a diferença?

Esse processo pode ser denominado como USP, sigla em inglês que significa “Proposta única de valor”. Outros termos são conhecidos como posicionamento ou diferenciação, mas no fim são basicamente a mesma coisa.

Como criar sua USP.

Segmente seu público.

Uma maneira de ser diferente em seu mercado é ter um público bastante específico. Por exemplo, você pode se especializar em retouch para fotógrafos. Então você molda todo sua comunicação dessa forma.

Então você deve estar onde os fotógrafos estão. Participe de grupos, sinta as dores deles e, a partir disso, ofereça soluções. A principal objeção dos fotógrafos é a rapidez na edição? Então pense em moldar sua proposta trabalhando a rapidez e dando uma garantir de que tantas fotos serão editadas em X espaço de tempo. É claro que a proposta deve encher os olhos do seu público, mas também deve ser algo que caiba dentro da sua realidade, senão você só trabalha contra você.

Durante muito tempo, a pizzaria Domino’s trabalhava com a condição de entregar a pizza quentinha em X tempo, essa era a diferenciação dela no mercado. Mas foram obrigados a parar porque, dentre alguns fatores, seus entregadores se envolviam em muitos acidentes no transito.

Isso é só um exemplo de que você deve pensar bastante antes de montar sua proposta, porque ela deve ser funcional não só nos primeiros dias.

Exemplos aplicáveis:

Vamos partir para algo mais real. Suposto que você é um web designer, você pode focar seus esforços em projetos para algum segmento especifico, como lojas de joias. É claro que você deve analisar o mercado ao seu redor e mirar em clientes maiores. Isso tudo varia bastante de acordo com o mercado que você escolher, mas basicamente é isso. Mire em um mercado e limite e ofereça algo diferente.

Se você é um fotografo, ao invés de oferecer serviços para qualquer tipo de pessoa, você pode limitar seu público a ensaios de quinze anos, por exemplo. Mas esse é o seu mercado, além disso, para ter uma USP, você precisa montar a proposta que te fará diferente de todos os seus concorrentes.

Isso pode parecer não muito benéfico, vendo pelo lado de que seu publico diminui bastante. Mas a medida em que você fica conhecido por uma habilidade em especifico, os jobs virão com bastante freqüência.

Use sua personalidade.

Você é único, aproveite isso. Ao invés de tentar copiar a marca de alguém ou a sua comunicação, tente fazer algo original. Ainda mais na situação atual do mercado em que os consumidores estão cansados de conteúdo de marca e procuram algo que mostre que há outra pessoa ali. Dessa forma, esteja certo de que você está dando aos seus clientes em potencial o que eles realmente esperam.

Você também pode se interessar por:

Aqui estão algumas dicas rápidas para usar sua personalidade em seu negócio:

  • Se você é o dono do seu negócio e trabalha sozinho, não use o “nós” na sua comunicação. Em vez disso, fale com o seu público usando “eu” e “você”;
    Inclua algumas fotos suas no seu site. É claro que essas fotos devem ser adequadas e mostrarem que você é profissional. Você pode trabalhar com fotos mais pessoais através das redes sociais e dos conteúdos no formato Snap que se destroem em 24h;
  • Escreva a maneira como você fala. Se blog é uma das suas estratégias de marketing, certifique-se de escrever como se estivesse falando com um bom amigo. Não transforme seu conteúdo em uma conversa massiva. As pessoas se conectam com sua personalidade, sua conversa é única. Também ajuda a compartilhar histórias pessoais para que as pessoas possam se conectar com você em um nível mais profundo;
  • Crie um vídeo de boas-vindas para sua página inicial. Permitir que potenciais clientes vejam e ouçam você é uma ótima maneira de mostrar sua personalidade e se destacar dos demais.

Branding.

Ter uma identidade visual é uma ótima maneira de diferencia seu negócio. Sua USP deve ser transmitida em toda sua comunicação. Uma das formas mais efetivas de se fazer isso é através da sua comunicação visual.

O nome do seu negocio também deve transmitir a sua ideia principal. Você também pode usar um slogan para reforçar tudo isso.

Aqui estão algumas dicas mais rápidas para se diferenciar através do design e da marca:

  • Verifique se o seu projeto é consistente em todas as suas plataformas: site, social media, assinatura de e-mail, folhetos, cartões de visita etc;
  • Inclua uma foto sua na sua assinatura de e-mail;
  • Tente usar apenas algumas cores na sua paleta;
  • Apenas exiba o trabalho que deseja atrair no seu portfólio;
    Tente incluir fotos dos seus clientes nos depoimentos do seu site, isso os torna mais reais.

Exercício: seu design e marca são consistentes em todas as suas plataformas?

Seja diferente.

Espero que agora você tenha algumas idéias sobre como você pode diferenciar seu negócio. Aqui está um resuminho do que você pode fazer:

  • Limite seu público-alvo – isso significa trabalhar com um grupo específico de pessoas dentro do seu mercado;
  • Limite suas ofertas – em vez de oferecer 4 serviços, ofereça um serviço e torne-se conhecido por isso;
  • Use sua personalidade – escreva a maneira como você fala, não tente parecer maior do que você é. Use fotos pessoais para se conectar com seus potenciais clientes;
  • Branding – tudo está em detalhes, certifique-se de que a marca é consistente em todas as plataformas e use imagens onde você puder.

Conclusão:

Então, o que você acha? Você conhece alguns outros métodos para fazer o seu negócio se destacar da multidão? Em caso afirmativo, certifique-se de compartilhar suas idéias nos comentários abaixo.

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.