Por que a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é importante?

Provavelmente você já deve ter entrado em alguma loja na qual o vendedor já sabia seu nome e suas preferencias e isso fez com que você estreitasse seus laços com a marca, certo? Isso faz parte da gestão de relacionamento.

Há muito tempo atrás, criar e manter um relacionamento com o cliente era algo que tornava sua empresa especial. Hoje, esse é apenas mais um dos pilares para que ela permaneça de pé. É muito importante ter uma estratégia de relacionamento previamente definida, os softwares de CRM podem ajudar muito nisso.

Quando as estratégias são bem planejadas, elas funcionam perfeitamente e impactam de forma visível na satisfação do cliente. Que posteriormente, confere no aumento nas vendas, afinal, quanto mais um cliente ficar satisfeito, mais ele deve comprar.

Quais são as vantagens?

Com um bom software de CRM você pode reunir diversas informações em um lugar só, colocando todas ligadas a um único cliente. Sendo assim, você poderá saber de que forma ele conheceu a marca, qual foi a primeira vez que entrou em contato, produtos que comprou, dificuldades que teve, enfim, essas são apenas algumas das informações que podem ficar reunidas para manter o histórico do cliente.  Com esse histórico em mãos, fica muito mais fácil atender o cliente de forma especial, fazendo com que ele pense que a marca lembra dele como uma mãe lembra de um filho.

Com todas essas informações, também é possível reunir dados de diversos clientes e analisa-los de diferentes perspectivas, possibilitando assim a criação de um planejamento estratégico para a gestão de relacionamento ainda mais assertivo, uma vez que se trabalhamos com dados reais.

O relacionamento também afeta de forma direta a geração de receita da empresa. Com acesso ao histórico de seus clientes, os profissionais de venda conseguem identificar tendências e oportunidades com extrema facilidade e então realizar ofertas, promoções e vendas, tudo isso de acordo com cada caso em especifico.

Sua empresa precisa de um software de CRM?

Em 99% dos casos a resposta é sim. É possível começar as operações por uma planilha no Excel, mas a medida em que os clientes vão aumentando, a manutenção torna-se muito difícil e demorada e quando você perceber estará gastando muito mais tempo do que o previsto para tal atividade.

Os softwares de CRM são automatizados e conseguem atualizar os dados dos clientes de maneira autônoma, poupando seu tempo e esforço.

Como escolher o software mais adequado?

Atualmente no mercado existem diversas opções. Sendo assim, é preciso analisar a situação da sua empresa, pois cada uma é possui um quadro particular.

Seu time de vendas tem processos estabelecidos de para quem e quando entrar em contato?

Caso a resposta dessa pergunta seja não, você precisa de um software que possibilite a visualização dos lead’s mais engajados

Qual é o meio de comunicação mais usado, e-mail, telefone, mídias sociais ou um mix de tudo isso?

Você precisa descobrir quais os CRM’s que possibilitam o máximo de integração com todas as plataformas utilizadas

A melhor maneira para descobrir qual é o software mais adequado é reunir toda a equipe de vendas e tomar essa decisão juntos. Dessa forma é muito mais fácil descobrir quais recursos são mais necessário e de que forma eles irão auxiliar no dia à dia de cada colaborador

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.