ROI em mídias sociais: como e para que medir?

Uma das maiores preocupações de quem trabalha com estratégias dentro marketing digital é provar ao cliente que suas ações geram resultados positivos. E que além disso, é necessário um investimento continuo para que novas barreiras sejam rompidas. Nesse post vamos ensinar você a Medir o ROI nas redes sociais para que os gastos sejam justificados.

ROI em mídias sociais: como medir e porquê.

Antes de ir direto ao ponto, vamos definir o que é ROI no marketing Digital: a sigla significa Retorno Sobre o Investimento. O investimento pode ser um post que você patrocinou, uma campanha no Facebook ou um anúncio que você fez no Google Adwords.

Como as ações dentro das mídias são muito humanas, à primeira instância pode parecer difícil converter todas as ações em números. Então fica claro que saber aonde buscar os dados é uma das primeiras coisas que você deve descobrir.

UMA PAUSINHA AQUI: Se estiver gostando do conteúdo, assine nossa newsletter!

Vamos falar primeiro das ferramentas que podem ser usadas para obtenção desses dados

Existem muitas ferramentas disponíveis na web que auxiliam você a gerenciar suas páginas em redes sociais, algumas até fornecem alguns tipos de relatórios prontos, vamos listar algumas.

Bitly

Muito simples de usar, a ferramenta permite que você encurte links e mensure a quantidade de cliques e engajamento que um link obteve por meio de uma rede social.

Clique aqui para acessar a ferramenta.

Facebook Insights

Ferramenta nativa do Facebook que permite que você visualize uma série de dados e insights em um só lugar. A plataforma apresenta dados como: numero de fãs, likes e deslikes que vieram a partir de um post, os horários em que seu público engaja mais, alcance e outras informações que podem ajudar muito na sua gestão de conteúdo. Para acessar essa ferramenta, abra uma página que você gerencia e clique na guia ROI em mídias sociais: como medir e porquê.

 

Google Analytics

A ferramenta é essencial não só para mensurar cliques de redes sociais, ela mostra uma série de insights valiosos sobre como seus fãs reagem sobre o seu conteúdo. A ferramenta precisa ser instalada no seu site. Caso ainda não tenha, procure  um programador ou se entender um pouco sobre programação ou HTMl, procure um tutorial de como fazer isso.

ROI em mídias sociais: como medir e porquê.

Clique aqui para acessar a ferramenta.

Twitter Analytics

A ferramenta nativa da rede social permite que você visualize vários dados interessantes como: tweets que mais renderam interação, os que tiveram maior alcance, menções que mais trouxeram pessoas a sua página e etc.

Clique aqui para acessar a ferramenta.

As ferramentas listadas são gratuitas e são excelentes opções para começar a fazer seu monitoramento. Caso você queira ir um pouco além, também existem diversas outras com essas e outras funções, mas elas podem ter um alto custo mensal.

Vamos falar sobre as  métricas

  1. Alcance: o número de seguidores no Instagram, Twitter e Facebook está diretamente ligado ao seu sucesso nas mídias sociais. Quanto maior o alcance, maior o número de pessoas visualizando seu conteúdo, isso faz com que as chances de compartilhamento se tornem maiores, aumentando significativamente seu ROI. Se como o passar do tempo o seu número de seguidores não aumentar, foque em estratégias para que mais pessoas conheçam o seu perfil.
  2. Tráfego: esse deve ser um dos seus principais objetivos dentro de qualquer estratégia digital. Use as ferramentas indicadas para perceber quais são as redes sociais que geram mais tráfego para o seu blog/site. Você consegue perceber que a quantidade de tráfego aumenta a medida em que seu alcance nas redes sociais também cresce?
  3. Leads: essa deve ser a métrica mais importante, afinal os leads são os que realmente podem de alguma forma aumentar a receita da sua empresa. Observe se o tráfego vindo de mídias sociais, anúncios e blogs está gerando leads como deveria
  4. Clientes: tratando a situação como um funil de vendas, leve esses leads a um nível abaixo. Os leads gerados por meio de redes sociais, blogs e anúncios estão comprando seu produto? Eles estão se tornando clientes de fato?
  5. Taxa de conversão: das visitas ao seu site geradas através de mídias sociais, quantas se convertem em leads? É importante recolher dados de todas as redes e para conseguir analisar qual delas tem a maior taxa de conversão, pode parecer muito simples, mas tendo essas respostas em mãos fica muito fácil saber em qual rede investir mais

É importante monitorar sempre e realizar comparações. Compare taxas de conversão entre redes sociais, dias em que mais convertem e também se os dias em que uma rede mais converte é o mesmo em que nas outras. É importante analisar tudo com muita cautela para descobrir essas pequenas oportunidades.

Define também quais são seus fatores de sucesso. Se sua empresa precisa vender, a rede social que mais converte fãs em clientes deve ser a com maior orçamento para anúncios. Mas se sua empresa funciona como um jornal, por exemplo, as mídias que mais levam pessoas ao site devem ser mais valorizadas. Sendo assim é importante que você e sua equipe de marketing definam suas metas e fatores de sucesso antes de mensurar os dados.

Usa outras métricas para medir o retorno do marketing digital na sua empresa? Conta pra gente nos comentários! 😀

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.