Vídeos no Facebook: 8 estratégias para conseguir mais visualizações

Com o passar do tempo você já deve ter percebido: cada vez mais vídeos tomam conta do feed. Os vídeos já são muito populares em todo o mundo, no Brasil temos um pouco de retardo por conta das dificuldades de conexão, mas estamos chegando lá.

Há um bom tempo atrás, o Facebook inseriu o autoplay nos vídeos, mas eles começavam sem som. Hoje, podemos perceber que os vídeos já começam com som, um leve fade que leva ao volume normal.

O Facebook também atualizou o app para TV’s, dando foco aos vídeos.

Mas, o que isso tudo nos mostra?

Essas mudanças nos mostram que os vídeos são muito mais atraentes que os posts estáticos. Além de que, os vídeos parecem ter um alcance muito maior (de forma orgânica) no feed.
Sendo assim, fica claro que sua marca (ou do seu cliente) pode se beneficiar, criando e publicando vídeos na plataforma.

Nesse post, vamos compartilhar algumas ideias para que você aumente o engajamento das suas publicações de vídeo e direcione o trafego para o seu objetivo.

1. Inspire quem te assiste.

Vídeos inspirados recebem mais engajamento do que vídeos de vendas.

Os vídeos do Rennato Alves são geralmente pequenos trechos que inspiram outros profissionais em suas criações diárias, ele também posta vídeos falando de frente com a câmera ou vídeos de entrevistas com outras pessoas que fazem parte do seu ramo.

Você não precisa de muito trabalho para gravar seus vídeos caso não tenha uma equipe para isso. Apenas preocupe-se com a mensagem que vai passar, ela realmente inspira alguém? Esse é o ponto mais importante.

2. Ensine algo.

Outro tipo de vídeo eficaz é dar uma dica rápida ou ensinar algo útil para o seu público. No Tastemade Brasil, eles ensinam receitas de forma prática e rápida, o que gera muito engajamento.

3. Seja divertido.

As pessoas estão no Facebook para se divertir, ou consumir algum conteúdo (mesmo que “técnico”) de forma leve. Isso não significa que a página da sua empresa precisa ser uma página de memes e gatos engraçados, mas existem diversas formas de entreter seu público. Faça vídeos de entrevistas, conte histórias através de desenhos e narrações divertidas. Fuja do “comercial”.

O fotógrafo e palestrante João Prospiter posta vídeos que ensinam algo ao público mas sempre com um bom tom. Ele convida pessoas de sua equipe e parceiros para os seus vídeos.


Assine nossa newsletter

5. Criar uma lista de reprodução.

Outra coisa que você pode fazer na guia Vídeo é adicionar playlists. Você pode ter playlists para que possa controlar a experiência das pessoas navegando por seus vídeos.

A Netflix utiliza playlists para apresentar diferentes diferentes seriados. Atualmente não há nenhuma maneira de vincular a uma lista de reprodução específica, mas espero que o Facebook irá adicionar esse recurso em breve.

Lista de reprodução no Facebook6. Use o Call-to-Action “Assista ao vídeo”.

A CTA do Facebook permite chamar a atenção para um vídeo em seu site da imagem da capa do Facebook. Isso pode ser um direcionador de trafego para pessoas que visitam sua página.

Existem várias opções para a CTA, incluindo “Assistir ao vídeo”. Portanto, a foto da capa também precisa se concentrar no que está no vídeo atrás do botão. A foto de capa ilustra o programa e a CTA leva os espectadores para o vídeo em seu site.

Call to action em vídeosVocê também pode se interessar por:

7. Aumenta as visualizações de vídeo com um anúncio.

Considere dar um impulso extra ao seu vídeo com um anúncio de vídeo no Facebook. Se o seu vídeo é inspirador ou ensina algo, você terá ações naturais. No entanto, um pouco do orçamento do anúncio fará o vídeo ir mais longe. A Shell tem alguns vídeos muito engraçados com participações especiais. Embora não possamos dizer o quanto gastam para obter essas visualizações, eu vi muitas pessoas no meu feed de notícias compartilhando esse vídeo.

Vídeos patrocinados no Facebook

8. Incorporar vídeos do Facebook em posts do blog.

Os vídeos do Facebook têm um recurso Incorporar disponível como no YouTube. Os vídeos são reproduzidos nas postagens do blog e alguém também pode ver facilmente todos os comentários e interações no próprio post.

Para incorporar o vídeo do Facebook, navegue primeiro para a postagem de vídeo completa. Clique no carimbo de data na postagem ou vá para a guia Vídeo e selecione o vídeo. Selecione o link Incluir postagem na barra lateral direita.

Gostou das dicas? Acha que faltou alguma? Deixe uma dica nos comentários 😀

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.