Copa do mundo, dia dos namorados e festa junina: em quais eventos suas campanhas devem focar?

Especialmente nesse ano, em função do início dos jogos da Copa do mundo, o mês de Junho começa agitado. Recém saímos do mês das mães, que certamente gerou muito trabalho a maioria dos publicitários, passamos por uma greve onde vimos clientes desesperados com baixa nas vendas e, em seguida, entramos em um mês cheio de desafios.

Trabalhando há alguns anos com internet, percebo que alguns profissionais e marcas não possuem uma identidade sólida, não buscam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver um tom de voz, agarram-se aos gurus que dizem que quantidade é melhor que qualidade e saem atirando para todos os lados. Não é difícil ver páginas sobre negócios locais comemorando datas que não possuem nada a ver com o tema da marca. Quando o ser pensante que está por trás disso consegue relacionar as coisas de modo inteligente e com algum propósito, tudo fica lindo. Mas, quando aquilo é feito somente para preencher um buraco no cronograma de postagens, é melhor não fazer.

As marcas possuem (ou pelo menos deveriam possuir) uma identidade, um DNA, uma coisa que mostre porque ela existe e, a partir disso, toda a estratégia de atuação deve ser desenvolvida. Se você possui ou trabalha com uma marca cujo a identidade está bem desenvolvida, uma questão como essas não é uma tarefa difícil de resolver. Mas caso essa não seja a sua realidade, é melhor começar a desenvolver isso em paralelo, mas por ora vamos dar uma olhada em alguns dados consideráveis.

Alguns dados sobre tendências de consumo para os principais eventos de junho.

Copa do Mundo

Os primeiros jogos da copa já estão quase aí. Desde o começo do ano conseguimos acompanhar as lojas de eletrodomésticos empurrando televisores a todo custo. Mas um evento como esse consegue movimentar diversos outros mercados.

Conforme cita o levantamento feito por meio de Google Consumer Survey, 3 em cada 4 brasileiros afirmam viver a copa do mundo. E desses que vivem a copa, 44% afirma que pretende assistir aos jogos no conforto de casa, sozinhos ou como anfitriões. Entre os que colocam-se como anfitriões, 2 em cada 10 afirmam que reunir família e amigos em casa é a parte mais importante do evento.

“Itens como painel de TV e sofá, obtiveram 5,7 e 4,4 vezes mais buscas do que a Copa no Brasil, respectivamente. Outros produtos que também apresentam crescimento são: churrasqueira elétrica (4,3), TVs (3,4), fogão industrial (3,1), chopeira (2,6), grill (2,4) e cervejeira (2,3). Foi registrado também o aumento de 36% e 23% nas buscas por fornos e grills, nesta ordem. Além disso, outros produtos já apresentaram rápido crescimento no último mês, são eles: TV 4k 49 polegadas (604%), sofá retrátil 6 lugares (400%), rack para TV (192%), TV 43 Smart (90%), monitor HDMI full HD (154%) e mini geladeira portátil (22%).” – E-commerce news

Dia dos namorados

Em 2017 no Brasil, o e-commerce faturou R$1,71 bilhão no Dia dos Namorados, esse número significa uma alta de 5,1 em percentual comparado ao ano de 2016, segundo o Ebit. O número de pedidos cresceu cerca de 7,2 e o tíquete médio ficou em R$420,00.

As datas com maior volume de vendas foram os dias 05 e 06 de junho. Esses dados podem até fazer com que os consumidores pareçam adiantados, mas considerando a logística dos e-commerces e a agilidade dos Correios, não é difícil deduzir que muita gente teve que esperar um pouco mais pelo presente. A tabela abaixo indica quais foram os produtos mais buscados:

Itens mais buscados no dia dos namorados

Festa junina

As festas juninas são um momento de valorização cultural e resgate de tradição, que remetem a origem da celebração, trazida pelos portugueses. Embora todo o país comemore o São João, a região do nordeste concentra o maior número de festas dedicadas a esse momento. Isso faz com que a economia seja impulsionada no comercio varejista e na prestação de serviços. As festas juninas criam um cenário perfeito para pequenos negócios aumentarem as vendas e, consequentemente, os lucros.

Em uma pesquisa feita pelo SEBRAE no Pará, descobrimos que 62% dos paranaenses realizam gastos para realizar essas festas. Quando analisamos a região norte como um todo, esse número cai para 59%.

35% dos paranaenses comemoram as festas na cidade onde moram, 31% fora da cidade, 28% no próprio bairro e 6% em outros estados.

34% pretende fazer as compras em lojas de rua, 28% em super-mercados, 20% em shoppings, 10% em redes varejistas e 8% em outros locais.

Agora que já descobrimos alguns dados, por onde começar?

As datas comemorativas criam situações favoráveis às compras por impulso, independentemente do mercado. Agora cabe a você analisar quais dessas comemorações mais gera valor ao seu público alvo. Dentro disso é importante comparar os valores da sua marca ao que seu público espera. Se você trabalha com um público infantil, não faz sentido inserir elementos comunicacionais ou adequar sua promoção de vendas ao dia dos namorados. Se seu público é laico, talvez não faça sentido comemorar o São João (e nenhum outro santo). E se seu público não tiver aderência ao futebol, não faz sentido enaltecer a Copa do Mundo.

Então a primeira coisa a se fazer é perceber, de acordo com os hábitos do seu publico e o produto ou serviço que você oferece, qual é a comemoração que mais irá trazer resultados positivos, tanto em vendas como em engajamento de marca.

É claro que existirão situações em que todas essas datas podem ser aproveitadas, mas é importante focar em uma (ao menos que seu orçamento e sua mão de obra sejam o suficiente para dar conta de tudo).

Ideias para cada comemoração.

Copa do mundo:

Como a grande maioria afirma que prefere assistir aos jogos em casa, a comunicação da sua marca pode ressaltar como isso é prazeroso e como isso poderia ficar ainda melhor com o seu produto inserido naquela cena. Caso você venda um serviço, há a possibilidade de mostrar ao seu público como ele poderia assistir aos jogos mais tranquilo se aquele serviço já estivesse feito.

Dentro da produção gráfica podem ser inseridos elementos que remetem ao futebol, cores da nossa bandeira e tudo o que envolve essa comemoração. Claro que sempre trazendo coisas positivas e minimamente patriotas.

Se o seu negócio é um estabelecimento, elementos físicos também podem ser inseridos, como bolas, bandeiras, grama sintética e o que sua imaginação permitir. Você também pode convidar seu público para assistir aos jogos na sua loja ou bar, por exemplo.

Outra estratégia de campanha é usar o resultado dos jogos como destrave para algumas ofertas. Exemplo: se o Brasil ganhar o jogo X, o preço de tal produto entra em oferta. Na ultima Copa, a loja Casas Bahia formulou uma promoção de TV’s em que a segunda TV comprada sairia por 1 real. É claro que ali no meio existiam várias entrelinhas, mas o título é um tanto quanto chamativo.

Dia dos namorados:

Diferente das outras comemorações, essa é pontual e ocorre no dia 12 de junho. Por ser algo pontual e a grande maioria não antecipar suas compras, a situação favorece ainda mais às compras por impulso. Sendo assim, uma campanha de média freqüência que se altera para alta freqüência à medida em que a data se aproxima pode ser uma ótima jogada.

Para evitar o tumulto de lojas físicas e problema de estacionamento, muitas pessoas optam pelo comercio on-line, então é importante que os responsáveis por e-commerces chequem seus estoques e a logística para não deixar ninguém na mão. As formas de pagamento também devem ser muito acessíveis, atender a todas as redes de cartão e outras formas de pagamento alternativas.

Dentro da parte gráfica, agora as marcas podem usar uma comunicação mais romântica com fontes mais arredondadas e manuscritas. Elementos como corações e coisas relacionadas também são bem-vindas. Fora isso, casais também podem ser trazidos para dentro das peças e, dessa forma, mostrar como o produto/serviço pode ser aproveitado a dois. Sempre tomando cuidado para que as peças não tenham cunho sexista e intolerância racial ou sexual.

Se a sua marca ou serviço pode ser usada por todos os gêneros, promoções como: compre um e leve outro para seu namorado(a) caem muito bem. Se o seu negócio é alimentício, sabores especiais podem ser desenvolvidos por tempo limitado. Existem sabores que podem chamar ainda mais atenção por se referirem a “casais” como Romeu e Julieta e casadinho.

Se o seu negócio é local, disponibilizar a opção de Click and collect é uma ótima ideia, nessa modalidade o consumidor realiza a compra por algum canal on-line e consegue retirar o produto em alguma loja física. Também é legal disponibilizar um motoboy para fazer as entregas, por exemplo. E se o seu negócio é uma floricultura, é melhor disponibilizar muitos motoboys.

Festa junina:

Como já dito antes, as festas juninas trazem consigo um resgate nas tradições antigas. Sendo assim, incorporar narrativas dentro da sua comunicação é sensacional. Fora isso, todas os outros elementos podem ser aproveitados, é uma comemoração muito rica. Elementos como balões, quadrilhas e fogueiras podem ser inseridos em peças gráficas. Esses elementos também podem ser utilizados para criação de promoções e experiencias, tanto na comunicação interna quanto externa.

Se o seu negócio é local, a loja pode ser enfeitada, uniformes podem ser personalizados, e eventos temáticos podem ser criados. Espigas de milho, arroz doce, pipoca, bolos e pé-de-moleque são alimentos que não podem faltar. Para os negócios alimentícios as possibilidades são infinitas. Para os outros negócios, brindes como pé-de-moleque podem facilmente ser enviados junto com uma encomenda, por exemplo.

Conclusão:

O mês de junho traz muitas oportunidades para todos os segmentos. É claro que a decisão de onde focar os esforços não é universal e deve condizer com a realidade da sua marca. Aqueles que souberem aproveitar cada uma das datas e adequarem suas mensagens ou promoções de forma que conversem com cada perfil de público, obterão sucesso em suas ações. O mais importante é analisar o cenário atual da sua organização para oferecer a melhor oferta relacionada a cada comemoração. Escolha uma como principal e coloque esforços secundários nas demais. Tome cuidado para não oferecer algo do qual sua empresa não tem condições o suficiente para oferecer. Conheça as expectativas e a vida do seu público e o resultado será incrível.

Referências:

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network. Disponível para novos projetos! Entre em contato: daanpatd@gmail.com