Facebook está testando reações nas mensagens e inclui o botão deslike!

O Facebook finalmente tem um botão de “Deslike”, mas ele não está presente no feed de notícias, como muitos esperavam.

Nesse post, vamos mostrar a nova funcionalidade que está sendo testada no Messenger e as vantagens que essa função pode trazer aos profissionais de marketing digital.

Reações no Facebook MessengerEm fase de testes e disponível apenas para uma pequena parcela dos usuários, a nova função permite que você anexe reações às mensagens, isso permite que os sentimentos sejam identificados com mais facilidade e torne a conversa mais ágil, assim como há um bom tempo já é possível anexar as reações aos posts do Feed de notícias.

Para saber se a funcionalidade já está disponível para você, é só acessar messenger.com abrir uma conversa, passar o cursor do mouse sobre uma mensagem e esperar para ver se as reações são mostradas, da mesma forma como no feed.

A equipe do Facebook disse ao site TechCrunch que:

“Estamos sempre testando maneiras de tornar o Messenger mais divertido e envolvente. Este é um teste pequeno teste onde nós permitimos que as pessoas compartilhem um emoji que melhor representa seus sentimentos em uma mensagem.”

Isso significa que não todos têm o acesso agora, mas se os testadores gostarem da função, as reações do mensageiro poderiam ficar disponíveis para todos os usuários.

A lista de reações do Messenger se difere da lista do Feed por causa da adição do botão “deslike” que sempre foi muito pedido pelos usuários da rede. Embora seja conhecido como o recurso mais solicitado do Facebook, a empresa não queria injetar muita “negatividade” na plataforma, então nunca disponibilizou o botão no feed. Em vez disso, eles inventaram as Reações para que as pessoas pudessem compartilhar emoções mais rapidamente.

Assine nossa newsletter

A equipe do Facebook diz que o botão “deslike” é para ser usado como um “não” e não necessariamente como um botão de “não gostei”. Mas de qualquer forma, naturalmente encaramos o polegar pra cima como algo positivo e para baixo como algo negativo.

As reações direto nas mensagens podem ser comparadas com a função já presente nas ultimas versões do Apple iMessage, aonde você pode marcar uma mensagem com um emoji. Na verdade, essa função já vem sendo usada dentro de outros aplicativos, mas nem tão populares.

Podemos marcar mensagens no WhatsApp com a estrelinha, mas só com a estrelinha, que no caso, serve para que você encontre a mensagem com facilidade mais tarde. No Slack, podemos sinalizar as mensagens com emojis há um bom tempo.

Qual a vantagem disso para os profissionais de marketing digital?

Se os testadores aprovarem a função e ela se tornar disponíveis para todos os usuários, logo a função chega também às páginas, mas no que isso influencia? Uma vez que os clientes podem classificar o atendimento com sentimentos, fica mais fácil para um atendente ou um analista metrificar os dados de atendimento da empresa e saber quais são os pontos fracos nessa parte da jornada.

Reações no Facebook MessengerVocê também pode se interessar por:

Gostou da nova função do Messenger? Acha que isso realmente pode ajudar? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.