Tudo o que você precisa saber para criar infográficos incríveis sozinho

O que é um infográfico?

Um infográfico é assine apresentação de informações com o auxílio de elementos gráficos (fotografia, desenho, diagrama estatístico etc.) integrando textos e qualquer outra forma que possa fazer com que dados sejam apresentados.

Os mapas são os primeiros “infográficos” já criados. O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na Turquia. Pesquisadores estipulam que ele foi criado há 6.200 anos a.C. Então fica claro que essa técnica não é nenhuma novidade. Até mesmo Da Vinci já criou um infográfico no papel.

O infográfico de da vinci

Você já conhecia esse infográfico? Da Vinci estudou os fetos entre os anos 1510 e 1513. Ele tentou entender tudo de forma detalhada e depois transmitir esse conhecimento através de desenhos que detalhavam o conteúdo de forma que tornasse mais fácil o seu entendimento.

A evolução da infográfia

A tecnologia foi responsável por uma grande mudança e o aperfeiçoamento dessa técnica. Uma vez que torna muito mais fácil a captação, armazenamento, edição e o uso de imagens. Aliás, o que de fato consolidou o uso dos infográficos foi a possibilidade de digitalização dos dados, em 1980.

Posteriormente, com o inicio da popularização dos computadores Windows 95 e Macintosh’s, fez com que fosse mais fácil reproduzir infográficos para o uso em jornais impressos, por exemplo.
Logo depois, o surgimento de softwares capazes de criarem vetores fez com que a técnica da infográfia ganhasse cada vez mais espaço. E é por esses motivos que essa técnica é tão famosa quanto é hoje.

Como montar um infográfico?

Muitas pessoas deixam de criar infográficos porque pensam que é preciso ter um vasto conhecimento em softwares de vetorização e afins. Mas não é bem assim, existem vários softwares e sites que podem te dar uma boa força nessa hora. É claro que um designer vai conseguir criar um infográfico seguindo os padrões da marca à risca e adaptar cada pixel a identidade visual da empresa. Mas nem sempre você dispõe de capital ou mão de obra disponível.

Pensando nisso, montamos uma lista, testamos diversas opções e reunimos as melhores para você. Com elas, você pode montar infográficos on-line, animados e grátis! Separamos alguns tutoriais especiais para você montar seu infográfico passo a passo.

Mas, quando montar um infográfico?

Identifique fatores que irão tornar o seu infográfico algo interessante. Você pode tratar de um tema que está em alta. Você pode usar o Google Trends para identificar tendências e montar seus infográficos a partir disso.

Google Trends para infográficos

A Statista aproveitou o sucesso do filme La La Land e montou um infográfico relacionando vários dados de fácil obtenção. O ponto aqui não é exatamente reunir dados incríveis, mas sim mostrar o que as pessoas querem ver.

Infográfico de la la land

La La Land Ties Record for Most Oscar Nominations

O infográfico não é uma super produção, mas por tratar de um assunto em alta, funciona bem. Recentemente eles também montaram um infográfico falando sobre a polêmica do Grammy, veja.

Você também pode aproveitar datas comemorativas e eventos sazonais para reunir dados e montar infográficos. O próprio Facebook fez um infográfico dando dicas de como aproveitar o Natal para anunciar na plataforma, confira

O infográfico de natal do Facebook

As melhores ferramentas grátis para fazer infográficos on-line

Canva

Esse com certeza deve ser o mais popular de todos. O Canva é muito intuitivo. Ele usa um sistema de Drag and Drop, o que facilita muito na hora de montar o seu infográfico. Além disso, ele oferece uma série de templates para que você possa inserir seu dados e visualiza-los. Acesse aqui a ferramenta.

Tutorial de como fazer infográficos on-line no Canva:

UMA PAUSINHA AQUI: Se estiver gostando do conteúdo, assine nossa newsletter!

Piktochart

O Piktochart também oferece alguns templates gratuitos para que você realize suas criações. Você pode começar de a usar a plataforma de forma gratuita, e se gostar, pode contratar um plano posteriormente. O Piktochart é tão personalizável quanto o Canva, nele você pode escolher fontes, cores e imagens para deixar seu projeto com a cara da sua marca. Acesse a ferramenta.

Tutorial de como ultimar a ferramenta para criar infográficos (vídeo em espanhol).

Venngage

Escolha um modelo, adicione seu conteúdo e faça seus ajustes, pronto. Seguindo o modelo dos dois sites listados acima, você também tem opções gratuitas no Venngage e pode realizar o upgrade a qualquer momento caso goste dos templates premium. Acesse a ferramenta.

Se preferir usar o Venngage, encontramos também esse tutorial (em espanhol também).

Depois de montar, divulgue seus infográficos.

Vivemos em uma era muito visual, então essa questão pode ser respondida com facilidade. Você pode divulgar seu infográfico em todas as redes sociais mais populares. Mas dê uma atenção especial ao Pinterest, lá esse tipo de conteúdo é mais valorizado. Lembre-se também de disponibilizar botões e códigos embed para que outras pessoas possam fazer a disseminação do seu infográfico.

Pronto para fazer sua primeira infográfia?
Deixe suas sugestões nos comentários! 😀

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.