Como conseguir seus primeiros JOB’s tendo ZERO de experiência?

A frase “é necessário possuir experiência” é muito comum em meio as discrições de vagas de emprego. Mas se praticamente todas as vagas exigem experiência, como uma pessoa que está iniciando carreira conseguiria se encaixar dentro desse requisito?

Você pode nunca ter feito uma ilustração de R$10.000,00 mas se você gostaria de ser um ilustrador freelancer, é claro que você já fez centenas de ilustrações por vontade própria apenas para treinar seu dom e satisfazer esse prazer e você sabe que é muito bom nisso. Então, você tem experiência.

Lembre-se de que ninguém começa uma carreira de freelancer com todo o reconhecimento desejado. Esse segmento é relativamente novo se comparado à outras profissões. Isso significa que todos nós começamos exatamente no mesmo lugar. Do zero.

Mas isso nem de longe é um motivo para sentir vergonha, na verdade pode ser até um pouco confortável, porque você pode traçar um plano de crescimento com base nos profissionais que já estão atuando nesse mercado a mais tempo do que você e estabelecer metas de subir um degrau de cada vez, movendo-se sempre para um nível acima.

Por que é importante perceber que você tem experiência?

Vamos supor que uma empresa de TI está procurando um ilustrador para que ele faça tirinhas engraçadas para entreter os seguidores dessa empresa. Sendo assim, é necessário que além de saber ilustrar, o profissional tenha uma certa familiaridade com conteúdos relacionados a TI para que a compreensão seja possível e conteúdos realmente significativos sejam produzidos.

Então um freelancer se candidata a vaga. Ele possui 3 anos de experiência como ilustrador, mas nenhum um projeto relacionado a TI.

Outro freelancer também se candidata a vaga. Esse possui conhecimentos abrangentes sobre TI que o tornam capaz de dialogar sobre isso e tudo mais, porém ele começou a ilustrar cerca de 10 meses atrás e não tem nenhuma ilustração relacionada a TI.

Qual você acha que tem mais chances de conseguir o JOB?

Se você escolheu o segundo candidato, está correto. Sabe o porquê? Porque para empresa de TI é muito mais fácil solicitar algumas alterações na ilustração do que ensinar ao ilustrar tudo sobre a industria desse segmento para que as peças façam sentido.

Você também pode se interessar por:

5 maneiras para mostrar valor ao seu cliente quando você está começando.

Então vamos ver como você pode mostrar aos clientes que você já tem conhecimento e que você tem algo para acrescentar ao negocio dele, mesmo que você não tenha experiência como freelancer.

  1. Faça peças de exemplo.

Faça peças de exemplo

Vários freelancers não conseguem demonstrar sua experiência simplesmente porque deixam todos os seus trabalhos guardados e não possuem nada para mostrar. Se esse é o seu caso, pare com isso agora. Os clientes simplesmente querem ver que você realmente consegue fazer aquilo que a vaga exige de você. Não é preciso mostrar que você já fez algo semelhante para uma grande empresa antes, mostrar que você dá conta do recado é o suficiente.

2. Compartilhe suas experiências e habilidades.

Essas “experiências” são propriamente aqueles experimentos que você fez por prazer ou por exercício. Se você quer ser redator de um portal, mostre algum texto. Se quer ser designer, mostre alguns rabiscos de logos falsos e assim por diante.

3. Tenha um blog.

Tenha um blog de freelancer

É muito importante ter um local aonde você possa relatar sua vivência e intimidade com os serviços que oferece. Você pode fazer um blog em menos de uma hora usando o WordPress. Se quiser que isso seja mais rápido ainda, pode usar o Medium, mas ele possui algumas limitações.

O blog pode funcionar também como seu portifolio, ou pelo menos como parte dele. Mas a parte boa é que quem visita seu blog pode se identificar não só com seus serviços, mas também com a forma da qual você oferece, os realiza e os entrega.

4. Faça uma Landing Page sobre seus serviços.

É importante possuir uma página que liste e especifique as características dos seus serviços. Assim você irá conseguir também mostrar ao cliente como seus serviços podem ajudar a empresa dele de alguma forma.

Se você costuma fazer tirinhas sobre situações reais de uma profissão, quer dizer então que você consegue retratar as coisas normais de uma forma alegre. Entende aonde isso pode chegar?

5. Encontros locais.

Isso pode parecer muito assustador para quem está iniciando a carreira de Freelancer. Mas conhecer pessoas que você nunca viu antes e falar de negócios com elas é algo necessário e que será cada vez mais constante ao logo da sua jornada.

Você pode começar fazendo reuniões com clientes com os quais possuem mais afinidade. Com o tempo você aprenderá de forma natural a como direcionar um dialogo. Mas é preciso dar o primeiro passo.

Isso é importante porque clientes dão mais chances a pessoas que conheceram pessoalmente. Você não precisa ser um mestre em vendas ou um rei da conversa, estar preparado para manter um bom dialogo já é o suficiente.

Conclusão:

Está vendo como é possível sim ter experiência sem sequer ter atendido um cliente antes? Seguindo essas 5 dicas você conseguirá convencer seus futuros clientes de que você é sim capaz de suprir suas necessidades.

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.