Como dominar qualquer nicho ou indústria

Pode parecer algo complicado, mas dominar nichos é algo bastante simples. É preciso bastante trabalho e disposição. Além, é claro, de sentir prazer naquele nicho, mas, em geral, é bastante simples.

Quando eu digo “dominando um nicho”, quero dizer que você se torna algo do tipo “plug n play” para essa industria, é muito mais fácil para você colocar os projetos em ação, uma vez que você já conhece o mercado ao qual irá atuar. Você pode escolher um segmento fitness, por exemplo, e então explorar esse segmento a fundo.

A seguir, vamos explorar um método que pode te ajudar bastante na dominação de algum nicho especifico.

1. Crie o correntes de pessoas que podem te ajudar nisso.

Não há força mais poderosa do que uma corrente de pessoas indicando seus serviços. O marketing boca a boca sempre foi e sempre será o mais confiável.

Ele fornece “evidências” de que você realmente é quem você diz que é – e, como pessoas, realmente somos criaturas sociais. Estamos atraídos para o restaurante com uma lista de espera de 2 horas sobre o restaurante que está totalmente vazio. Se muita gente diz que algo é bom, nós tendemos a dar uma chance.

Então, seu primeiro passo é criar sua corrente de pessoas na indústria que você quer enfrentar, pessoas que dizem que você é o melhor no que você faz.

Isso é bastante fácil: escolha 10 pessoas minimamente influentes nesse nicho e ofereça algum trabalho em troca de uma indicação sobre seu trabalho (lembre-se de pegar somente um projeto do qual você consegue fazer algo realmente bacana)

Você pode explicar para essas pessoas que está reformulando seu branding e que agora pretende atingir pessoas mais nichadas, que fazem parte da industria da qual elas atuam e que você gostaria de começar realizando alguns trabalhos para sentir o mercado. Tenho absoluta certeza de que eles ficarão bastante felizes em participar disso.

Você também pode se interessar por:

Por exemplo, se você quer ser “o cara” que faz landing pages, você irá entrar em contato com 10 pessoas diferentes e irá fazer 10 LP’s diferentes. Se você quer fazer isso com cartões de visita, deve fazer 10 cartões de visita gratuitos.

Isso possibilita 4 coisas:

  1. Os testemunhos preciosos que farão com que suas vendas se iniciem;
  2. Um portfólio de 10 amostras reais e específicas do nicho ao qual você quer atender;
  3. Dá inicio a construção do Networking, uma vez que você entra em contato com diversos profissionais do nicho sobre o qual você quer atuar;
  4. A chance de interagir com esses profissionais e aprender como pensam, como falam e como processam as suas ideias. Isso será muito mais útil no futuro, quando você precisar negociar valores, de fato.

Dica extra: certifique-se de que seus depoimentos abordem objeções específicas e dores comuns entre os profissionais daquele nicho.

2. Crie sua estratégia de marketing.

Agora que você tem 10 depoimentos, pode criar uma guia no seu site para exibi-los. É importante que essa página seja refinada para a industria da qual você quer atender. Ela deve ser separada, não é algo que você vai jogar lá junto com o portfólio.

Nessa página, fale sobre o porquê dos seus serviços, exiba algumas pequenas amostrar de forma sutil e publique todos os seus 10 depoimentos. Você pode até colocar um titulo chamativo como: “Confira o que seus colegas [treinadores, professores e instrutores] estão falando sobre nossas landing pages“

Além disso, é claro, certifique-se de que essa página explica como seu produto resolve as dores mencionadas anteriormente. Lembre também de fazer uso da linguagem que você aprendeu com seus 10 primeiros contatos do nicho.

Mais uma vez, é importante que você tenha esses dez depoimentos porque:

Quando as pessoas percorrem 10 depoimentos, parece uma infinidade. Eles vão pensar: “Caramba, esse cara deve ser bom”.

Dez depoimentos lhe dão dez oportunidades para enfrentar todas as objeções e pontos de dor que seu mercado está experimentando. Você nunca sabe qual deles a pessoa em sua página está passando, então você deve cobrir todos.

Também haverá repetição entre os depoimentos. Quando as coisas são repetidas, elas são enfatizadas. Estes benefícios de seus serviços serão lembrados.

3. Promova.

Use o Facebook, fóruns, blogs de convidados, Google Adwords, mala direta e etc. para se dirigir a outros profissionais em seu setor, direcionando-os para o seu novo site, afinal é tudo sobre eles.

Conclusão.

Basicamente, agora você só precisa concentrar seus esforços na direção do tráfego e refinar a mensagem de vendas em seu novo site. Com isso feito, você conseguiu uma máquina geradora de clientes bem oleada e pronta para trilhar um caminho bem longo.

Então, apenas para resumir:

  • Crie sua corrente (de pelo menos de 10 profissionais da indústria);
  • Crie seu site;
  • Promova (direcionar o tráfego para o seu novo site).

É realmente algo muito simples. Está pronto para tentar?

Assine a nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.