Revertendo o estresse em algo motivador.

Trabalhar como freelancer pode ser muito estressante. Você consegue trabalhar de casa, ser seu próprio chefe e assumir quaisquer jobs que esteja a fim de fazer. Mas o que muitas pessoas que não enxergam é a parte mais estressante dessa carreira: lidar diretamente com clientes difíceis, gerenciar grandes projetos sozinhos, organizar toda a parte financeira e etc.

Às vezes não sabemos como arrumar tempo para entregar todos os jobs, em outros momentos, estamos com tanto tempo livre que a vinda de um job novo é o maior desejo possível. Isso não deve ser surpresa para ninguém, e é essa uma das coisas que tornam a carreira como freelancer bastante estressante. Mas, de fato, tudo depende de você. Você está se esforçando ou está se escondendo dos seus problemas a fim de evitar todo esse estresse?

E se você usasse todo esse estresse ao seu favor?

O estresse será uma coisa aparte da sua vida, não importa o que você faz, é melhor aceitá-lo agora, torne-o um aliado, como um motivador para levar seus esforços como freelancer a um nível acima.

Se você não tem certeza sobre a renda desse mês, por exemplo, isso pode ser algo motivador, que provoca instintos de descoberta.

Sente-se e reflita: onde posso procurar meu próximo projeto? Você consegue olhar para seus antigos clientes e imaginar uma conversa por e-mail comentando que você está com novas ideias para ele e que seria legal começar um novo projeto? Você conseguiria comentar com suas conexões do LinkedIn e do Facebook sobre seu interesse em conseguir novos jobs?

Você consegue fazer tudo isso! Pense em todas as maneiras possíveis de obter seu nome em circulação. Você só precisa de um computador e uma conexão com a internet para fazer isso. Envie e-mails pedindo referencias, se apresente a novas empresas, poste no Twitter, atualize sua página no Facebook e etc.

Você também pode se interessar por:

Separe um tempo para enviar e-mails para clientes em potencial, tweetar sobre seu negocio e tópicos relacionados, criar conteúdo para compartilhar com os demais atuantes da sua área e então você não precisará mais se preocupar em conseguir seus próximos jobs. As coisas podem começar bastante lentas por um tempo. Mas se você está começando a fazer isso agora, é preciso encarar a realidade e se contentar com isso. Logo um bom cliente cruzará o seu caminho, e isso pode desencadear muitos outros clientes.

No fim, você irá perceber que não é o cliente que o estressa, mas talvez você ainda não esteja pegando apenas os jobs que sente prazer em realizar, perfeitamente compreensível, sendo que no começo realmente não hajam muitas opções. Mas você pode usar um projeto do qual gostou muito de fazer e se promover a partir dele, dessa forma, seus clientes em potencial irão saber que você manda muito bem naquilo e, que além disso, gosta muito de fazer tal tipo de trabalho. Dessa forma, cada vez mais jobs que você sente prazer em realizar surgirão.

Assine nossa newsletter

Comentários

comentários

Enviado por Daniel Henrique

Publicitário pela Universidade Regional de Blumenau. Coordenador de conteúdo na Spitze Network.